Projeto UI-CAN promove nova edição de programa de capacitação em Empreendedorismo

A Universidade da Beira Interior através do projeto UI.CAN - que contempla iniciativas que promovem o espírito empreendedor através da mobilização do conhecimento universitário orientado à criação de novas empresas que respondam aos principais desafios económicos, ambientais e societais - dinamiza a 2.ª edição do UBIEmpreende: programa de capacitação em Empreendedorismo. Inscrições estão abertas até 07 de março.
 
1. Atividades
 
Cofinanciado pelo COMPETE 2020, o projeto UI-CAN – Universidades como Interface para o Empreendedorismo contempla um conjunto de iniciativas que visam promover o espírito empreendedor, através da mobilização do conhecimento universitário orientado à criação de novas empresas que respondam aos principais desafios económicos, ambientais e societais.
Através deste projeto, a Universidade da Beira Interior (UBI) dinamiza, a partir de março, a 2.ª edição do UBIEmpreende: programa de capacitação em Empreendedorismo. As inscrições estão abertas até 7 de março.
 
 
Assim, a 2.ª edição do UBIEmpreende: programa de capacitação em Empreendedorismo acontece na Universidade da Beira Interior (UBI), em março, dirigida a empreendedores da academia e da região, que pretendam, individualmente ou em grupo, validar e implementar o seu projeto empreendedor de qualquer área de negócio, com o acompanhamento de uma consultora especializada. Por outro lado, estudantes e público em geral que não apresentem ideia de negócio, mas que pretendam frequentar o programa, serão integrados em equipas de trabalho multidisciplinares.
 
O programa visa identificar e apoiar potenciais empreendedores que pretendam validar a sua ideia de negócio, facultando-lhes ferramentas e competências transversais, essenciais ao desenvolvimento do espírito empreendedor e à criação de empresas.
 
As inscrições são gratuitas, embora limitadas a oito projetos. Data limite de inscrição é 7 de março.
 
> Calendário
 
O UBIEmpreende inicia-se a 9 de março, num formato híbrido, contemplando a realização de seis workshops, reforçados por sessões de mentoring:
 
> “Modelos de Negócio + Produto Mínimo Viável | 09.03, das 14h00 às 20h00
> “Mentoring” | 15.03, online, das 17h00 às 20h00
> “Business Developing + Mentoring” | 23.03, das 14h00 às 20h00
> “Fund Raising” | 30.03, online, das 17h00 às 20h00
> “Mentoring” | 06.04, online, das 17h00 às 20h00 
> “Business Plan + Mentoring” | 13.04, das 14h00 às 20h00 
> “Storytelling & Pitch + Mentoring” | 20.04, das 14h00 às 20h00
 
2. O projeto
 
Ao longo dos últimos anos, as Instituições de Ensino Superior (IES) têm vindo a apostar na promoção do espírito empreendedor e no apoio à criação de novas startups. Esta aposta tem sido materializada através da dinamização de um conjunto de iniciativas de sensibilização e capacitação dos potenciais empreendedores, bem como de um acompanhamento e mentoria constantes a quem se encontra na fase inicial de validação e implementação de uma ideia de negócio.
Muito deste trabalho é realizado individualmente, por cada uma das universidades, mas temos vindo a unir esforços, no sentido de se promover, não só uma investigação cada vez mais orientada para as necessidades da sociedade e do mercado, mas também o reconhecimento da importância da criação de novas empresas que, baseadas em conhecimento e tecnologias geradas no seio das Universidades, possam também responder aos desafios sociais e societais.
 
Assim, o projeto UI-CAN – Universidades como Interface para o Empreendedorismo tem como objetivo promover o espírito empreendedor, mobilizando o conhecimento universitário para a criação de novas empresas, que respondam aos desafios sociais e societais, alinhando-se com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS).
 
O projeto contempla a dinamização de um vasto leque de iniciativas agrupadas por quatro atividades principais: Ignição, Aceleração, Ligação e Transformação.
 
A implementação deste projeto, dinamizado por sete Universidades, irá permitir conjugar esforços, experiências e sinergias na promoção e desenvolvimento do ecossistema empreendedor a nível nacional.
 
3. Apoio do COMPETE 2020 
 
O projeto UI-CAN, que se iniciou no dia 1 de abril de 2021, é cofinanciado pelo COMPETE 2020 no âmbito do Sistema de Apoio às Ações Coletivas (SIAC) e envolve um investimento elegível de 1,3 milhões de euros, o que resultou num incentivo FEDER de 1,1 milhões de euros.
 
4. Links úteis
 
 
Entrevista ao COMPETE 2020 de Marta Marques, coordenadora da UACOOPERA – Unidade Transversal para a Cooperação Universidade-Sociedade “UI-CAN: Promoção do espírito empreendedor”, de 05/05/2022
 
 

23/02/2023 , Por Cátia Silva Pinto
Portugal 2020
COMPETE 2020
União Europeia