Bolsa de Investigação para Mestre | Cat4GtL

A Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto abre concurso para atribuição de duas Bolsas de Investigação para Mestre em Engenharia Química ou áreas afins, no âmbito do projeto PCat4GtL - Continuous Catalytic reactor for the Gas-to-Liquid process using NETmix technology, financiado através do Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER), da União Europeia através do POCI - Programa Operacional Competitividade e Internacionalização (COMPETE 2020), do Portugal 2020.

Período da candidatura: O concurso encontra-se aberto de 28 de julho a 10 de agosto 2022.

Requisitos de admissão: Podem candidatar-se a esta bolsa os candidatos que preencham cumulativamente os dois requisitos seguintes:

Requisito 1:

- Ser aluno matriculado num programa de doutoramento na área de Engenharia Química e Biológica, requisito a ser devidamente comprovado no ato da assinatura do contrato.

ou

- Estar inscrito num curso de licenciatura não académico integrado no projeto educativo de uma instituição de ensino superior, desenvolvido em associação ou cooperação com uma ou mais unidades de I&D, requisito a ser devidamente comprovado no momento da celebração do contrato.

Nota: No caso de mestres que se encontrem inscritos em cursos de licenciatura não académicos, a bolsa só pode ser atribuída a quem não exceda, com este contrato de bolsa, incluindo eventuais renovações, um período acumulado de dois anos naquela tipologia do bolsa, seguido ou interpolado.

e

Requisito 2:

- Possuir mestrado em Engenharia Química ou áreas afins.

Caso o grau tenha sido conferido por instituição de ensino superior estrangeira, deve cumprir o disposto no Decreto-Lei n. 66/2018, de 16 de agosto, devendo as formalidades aí estabelecidas ser cumpridas até ao momento da assinatura do contrato.

Plano de trabalhosO plano de trabalho visa o desenvolvimento de frameworks de simulação integrando o Aspen Plus com outras ferramentas de software, como Aspen Energy Analyzer, Aspen Plus Economic Analyzer e modelos desenvolvidos pelo usuário (implementando Python e seus pacotes) para vários cenários reais de processos Gas-to-Liquid , de acordo com a atividade A1, A3 e A6. As atividades de divulgação incluem a redação de artigos científicos e a participação em conferências científicas nacionais e internacionais (atividade A7).

Local de trabalho e Orientação científicaO trabalho será desenvolvido no LEPABE, Departamento de Engenharia Química da Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto (FEUP), sob a orientação científica do Professor Doutor Fernando Gomes Martins.

Duração da bolsaDuração inicial de 6 meses, com data de início prevista em setembro de 2022, em regime de exclusividade eventualmente renovável, mas nunca ultrapassando a duração do projeto.

Se os procedimentos de recrutamento não permitirem a duração mínima de 3 meses consecutivos da bolsa, nos termos do n.º 3 do artigo 6.º do Regulamento de Bolsas de Investigação da Fundação para a Ciência e Tecnologia, I.P. , a bolsa não será concedida.

A eventual renovação da bolsa será efetuada conforme determina o artigo 6.º do Regulamento de Bolsas de Investigação da Fundação para a Ciência e Tecnologia, I.P.

Síntese do projeto

O projeto Cat4GtL tem como objetivo investigar e desenvolver um conceito catalítico inovador para aplicações Gás-para-Líquidos (Gas-to-Liquids, GtL), associando o desenvolvimento de catalisadores ao projeto e construção de protótipos de micro-reatores baseados na tecnologia NetMIX, uma rede de câmaras de mistura estáticas interconectadas por canais de transporte, de forma a avaliar o seu potencial de industrialização.

Cofinanciado pelo COMPETE 2020, este projeto propõe soluções inovadoras e mais eficientes para a criação de combustíveis sintéticos com um impacto ambiental menor que as alternativas fósseis, contribuindo para atingir os objetivos delineados no Acordo de Paris.

 

 

04/08/2022 , Por Cátia Silva Pinto
Portugal 2020
COMPETE 2020
União Europeia