RICEPLUS: A inovação do arroz Carolino

Com o apoio do COMPETE 2020, o projeto Riceplus visa dotar tecnologicamente a Novarroz – Produtos Alimentares S.A., empresa líder na indústria de transformação de arroz em Portugal, para a produção de produtos alimentares baseados em arroz, com perfil nutricional e sensorial superior e inovador.

 

Manuela Vaz Velho, Professora no Instituto Politécnico de Viana do Castelo em entrevista ao COMPETE 2020 sintetizou o estado de arte do projeto, os desafios superados e os principais resultados já alcançados, e a importância do apoio dos fundos comunitários.

1. Entrevista

Qual o ponto de situação do projeto?

As atividades do projeto estão a decorrer conforme planeado tendo-se avaliado designadamente: - Os métodos de estabilização do farelo de arroz e o rendimento de extração de óleo do farelo das diversas variedades de arroz Carolino por micro-ondas, método que demonstrou ser eficiente e eficaz na extração deste componente com propriedades funcionais conhecidas.  O óleo de arroz apresenta propriedades antioxidante e anti-inflamatória e diversos estudos associam o óleo do farelo de arroz à redução no colesterol total e ao aumento do colesterol HDL, auxiliando na prevenção de doenças cardiovasculares.  - Obtido os primeiros lotes de amostras laboratoriais de arroz Carolino branco funcionalizado com o óleo e/ou colorido – vertentes sensoriais e nutricionais, ao longo do armazenamento, de acordo com as especificações técnicas pretendidas. - Definido as condições de incorporação dos novos ingredientes no arroz Carolino branco.

Quais foram os principais desafios com que se deparam no desenvolvimento do projeto RICEPLUS?

Para além dos desafios inerentes ao grau de inovação do projeto visando a valorização do arroz Carolino através do desenvolvimento de produtos diferenciados e/ou funcionalizados inovadores em termos do mercado nacional e internacional, gostaríamos de salientar o desafio da aprendizagem de colaboração efetiva entre uma instituição académica de ensino superior, o Instituto politécnico de Viana do Castelo, no desenvolvimento de atividades de I&D com a NOVARROZ, e o esforço científico e tecnológico associado à aquisição de competências com recurso a conhecimento de grande complexidade. Claro que será necessário implementar no final do projeto um processo de transferência dos resultados para a indústria na NOVARROZ, sendo um procedimento que a NOVARROZ tem devidamente otimizado, face ao histórico de resultados de atividades de I&D e processos de inovação que tem concluído com sucesso e colocado no mercado. 

De entre os resultados alcançados, há algum que gostariam de destacar?

Não existe um resultado singular a destacar pois todos os resultados alcançados, até à data, da funcionalização nutricional e tecnológica aplicada ao arroz Carolino branqueado, permitirão fazer alegações comparativas entre o arroz Carolino branco polido normal e o arroz Carolino branco corado ou enriquecido, relativamente à quantidade de ingredientes com propriedades funcionais benéficas retidos no grão. No entanto podemos salientar que os ingredientes corantes testados foram selecionados não só por serem corantes naturais com propriedades nutricionais benéficas, mas também por estarem concetualmente associados ao património gastronómico português.

Qual a mais valia do apoio do COMPETE 2020?

O apoio do COMPETE alavancou a colaboração efetiva e aprofundada, no âmbito e no volume, entre a empresa e uma entidade do Sistema de I&I, promovendo as atividades de investigação industrial e desenvolvimento experimental, conducentes à criação de novos produtos e processos associados. A estratégia de valorização económica dos resultados do projeto está intimamente ligada à estratégia da NOVARROZ de colocação no mercado dos novos produtos, à base das soluções inovadoras de funcionalização de arroz Carolino, no seu portefólio de produtos específicos. A empresa tomará, no final do projeto, a decisão de investimento de equipamentos produtivos que, eventualmente, sejam necessários e adequados às exigências da NOVARROZ e ao volume de negócios que se prevê alcançar.

 

2. Apoio do COMPETE 2020

Apoiado pelo COMPETE 2020 no âmbito do Sistema de Apoio à I&DT Empresarial, na vertente em co-promoção, o projeto RicePlus contempla um investimento elegível de 692 mil euros, correspondendo a um incentivo FEDER de cerca de 475 mil euros.

 

3. Links

Artigo “RICEPLUS: A inovação do arroz Carolino” 

Novarroz - Produtos Alimentares, S.A. 

> Website 

> Twitter 

> Facebook 

Instituto Politécnico de Viana do Castelo  

> Website  

11/05/2020 , Por Cátia Silva Pinto
Portugal 2020
COMPETE 2020
União Europeia