RICEPLUS: A inovação do arroz Carolino

Com o apoio do OCMPETE 2020, este projeto visa dotar tecnologicamente a Novarroz – Produtos Alimentares S.A., empresa líder na indústria de transformação de arroz em Portugal, para a produção de produtos alimentares baseados em arroz, com perfil nutricional e sensorial superior e inovador. 
 
 
1. Síntese
 
1.1 Enquadramento
 
Num mercado maduro como o de consumo de arroz, é fulcral as empresas terem capacidade de criar valor e diferenciação na sua gama de produtos. 
Os padrões de consumo de produtos alimentares têm também vindo a sofrer profundas alterações, nomeadamente entre consumidores mais jovens: estes procuram produtos mais naturais e mais completos nutricionalmente, que proporcionem novas experiências sensoriais, privilegiando a origem dos alimentos e ingredientes. 
 
1.2 O Projeto
 
Em declarações ao COMPETE 2020, António Costa, Administrador na Novarroz explica que o projeto “visa o desenvolvimento de soluções inovadoras de multifuncionalização do arroz branqueado Carolino do Mondego, do Sado e do Tejo. Pretende-se também funcionalizar o arroz Carolino de acordo com o seu terroir e assim alguns dos ingredientes/nutrientes a adicionar estarão intimamente associados ao património gastronómico das várias regiões”.
Por outro lado serão valorizados alguns subprodutos provenientes do processamento do arroz com casca em arroz branqueado, designadamente o farelo de arroz (Sêmea de arroz). A funcionalização do arroz compreenderá a adição de diversos ingredientes ao arroz branco cru em grão.
 
Serão estudados:
  • os melhores métodos/técnicas para adição dos ingredientes ao grão durante o processo de transformação desde o branqueamento até à embalagem.
  • os comportamentos destes ingredientes durante o tempo de vida de prateleira do produto cru embalado a vácuo e após cocção.
 
1.3 Público-alvo
 
Estes novos produtos funcionalizados terão como alvo grupos de consumidores exigentes em relação à origem e modo de produção dos alimentos, com gosto pela experimentação de novas formas e texturas de alimentos e consumidores de outras tendências culturais e religiosas de práticas vegetarianas.
 
 
2. Apoio do COMPETE 2020
 
Apoiado pelo COMPETE 2020 no âmbito do Sistema de Apoio à I&DT Empresarial, na vertente em co-promoção, o projeto RicePlus contempla um investimento elegível de 692 mil euros, correspondendo a um incentivo FEDER de cerca de 475 mil euros.
 
 
3. Links úteis
 
Novarroz - Produtos Alimentares, S.A.
 
Instituto Politécnico de Viana do Castelo  

27/12/2018 , Por Cátia Silva Pinto
Portugal 2020
COMPETE 2020
União Europeia