O Fundo para a Inovação Social pode ajudar na resposta às consequências sociais do covid-19

O novo coronavírus responsável pela pandemia de covid-19 foi detetado em dezembro, na China, e já infetou mais de 2,5 milhões de pessoas e provocou mais de 180 000 mortos em todo o mundo. Em Portugal existem neste momento cerca de 22 000 infetados que resultaram em quase 800 mortos.

Estamos a viver um momento dramático na nossa história mundial e nacional devido a esta pandemia. Esta crise é sanitária, mas o seu combate tem consequências económicas e por sua vez sociais.

Com milhares de empresas fechadas temporariamente ou em laboração parcial por causa das medidas de confinamento social implementadas para conter a propagação do contágio do novo coronavírus, muitos empresários foram forçados a despedir trabalhadores ou a recorrer à figura do layoff, suspendendo os contratos dos funcionários ou reduzindo o horário de trabalho enquanto durar a crise da covid-19.

A resposta à crise sanitária está a criar uma crise social, que para além do aumento do número de desempregados em Portugal, verifica-se por exemplo na fragilização da situação dos idosos e também de muitas crianças que dependem das escolas para lhes fornecer o pequeno almoço, almoço e às vezes ainda levar alguma comida para casa.

É neste contexto que o Fundo para a Inovação Social (FIS) se revela como um instrumento importante no combate às consequências sociais do coronavírus. Nunca como agora precisamos tanto de gente que ajuda os outros, e é nesta situação que o FIS pode atuar para financiar projetos de empreendedores que visam dar resposta aos problemas sociais que surgiram em consequência desta pandemia mundial.

O Fundo para a Inovação Social é um instrumento de política pública que tem como missão dinamizar o investimento em áreas com potencial de inovação, na reposta a carências sociais em Portugal.

Financiado por verbas do Fundo Social Europeu e nacionais e a trabalhar em duas vertentes, nomeadamente de Crédito e Capital, o FIS é um dos quatro instrumentos no âmbito da iniciativa Portugal Inovação Social e está dedicado a apoiar iniciativas de Inovação e Empreendedorismo Social que apresentem soluções inovadoras para combater problemas sociais no nosso país.

O FIS apoia iniciativas em várias áreas de atuação, tais como a promoção de emprego, formação e educação, a inclusão social, financeira e digital, a promoção do envelhecimento ativo e a promoção da saúde e bem-estar.

São destinatários das linhas de apoio ao FIS Crédito e FIS Capital, pequenas e médias empresas promotoras deste tipo de iniciativas de empreendedorismo social que tenham sido reconhecidas como tal pela Portugal Inovação Social.

Apoio do COMPETE 2020

O Fundo para a Inovação Social conta com o apoio do COMPETE 2020 no âmbito dos Instrumentos Financeiros/FIS, envolvendo um investimento elegível de 99,2 milhões de euros o que resultou num incentivo FSE de de 70 milhões de euros.

22/04/2020 , Por Miguel Freitas