Baterias 2030: Projeto nacional investe em formas alternativas de gestão de energia

Cofinanciado pelo COMPETE 2020, o projeto Baterias 2030 está alicerçado nos guias estratégicos nacional e europeu para a descarbonização das cidades, integração de energias renováveis e mobilidade elétrica, propondo o desenvolvimento das baterias do futuro, catalisadores da produção elétrica descentralizada sustentável e autossuficiente.

 

1. Enquadramento
 
A descarbonização das cidades, assente na retirada faseada de combustíveis fósseis e na progressiva integração de fontes renováveis endógenas, emerge como instrumental no combate às alterações climáticas. O modelo energético do futuro configura-se na produção renovável e, como esta é intermitente, existe sempre a necessidade de armazenamento intermédio. Este armazenamento, por motivos de poupanças na distribuição, terá de ser feito de forma local nos próprios edifícios e integrada em micro redes inteligentes. Para que tudo isto se concretize, o papel das baterias é central e lança inúmeros desafios. É neste contexto que surge o projeto Baterias 2030, com o objetivo de responder aos desafios relacionados com a descarbonização e disseminação de comunidades energéticas sustentáveis, naquilo que se espera serem as cidades do futuro. 
 
Com efeito, o projeto Baterias 2030 alavanca a ciência e a tecnologia em torno da temática da produção, armazenamento e gestão sustentável de energia.
 
 
2. Testemunho de Susana Braga, administradora da DST Solar 

Susana Braga | Administradora da DST Solar

O projeto mobilizador Baterias 2030, liderado pela dst solar num total de 23 copromotores, está focado no desenvolvimento de tecnologias aplicadas às baterias do futuro e à sua transferência para o ambiente urbano. 

O grande objetivo do projeto passa por contribuir com produtos e serviços concretos que possam acelerar a necessária transição energética, e a mudança de paradigma que passa por transitar do modelo de produção centralizada, transporte e distribuição, para um modelo de produção junto aos locais de consumo. O projeto visa, assim, o desenvolvimento de tecnologias disruptivas e passíveis de serem integradas em toda a cadeia de valor, sendo marcada por soluções state-of-art fiáveis, sustentáveis e facilmente escaláveis. As tecnologias desenvolvidas serão integradas e implementadas num living lab no centro da cidade de Braga. 

 

Este projeto, que não seria possível sem o apoio do COMPETE 2020, assume-se como estratégico para o País, contribuindo para a descarbonização das cidades ao propor o desenvolvimento das baterias do futuro, enquanto catalisadores da produção elétrica descentralizada, sustentável e autossuficiente. 

 
3. Apoio do COMPETE 2020 
 
O projeto conta com o apoio do COMPETE 2020 no âmbito do Sistemas de Incentivos à Investigação e Desenvolvimento Tecnológico (Programas Mobilizadores), envolvendo um investimento elegível de 8,1 milhões de euros, o que resultou num incentivo FEDER de cerca de 5,3 milhões de euros.

 

4. Links

Website do Projeto Baterias 2030 

DST Solar | Website 

01/04/2022 , Por Cátia Silva Pinto
Portugal 2020
COMPETE 2020
União Europeia