Estudo sobre a utilização da Propriedade Intelectual pelos cidadãos europeus

Em 2013, o Instituto da Propriedade Intelectual da União Europeia encomendou o estudo Cidadãos Europeus e Propriedade Intelectual: Perceção, Tomada de consciência e Comportamento, para analisar as atitudes dos cidadãos europeus em relação à PI, o grau a que os cidadãos europeus respeitam estes direitos e o conceito como um todo.

Este novo estudo, realizado em 2016, apresenta uma análise atualizada e faz uma comparação com os resultados do estudo de 2013, com base num novo levantamento quantitativo e numa revisão da literatura. Abrange a população das respetivas nacionalidades dos Estados-Membros da UE e os residentes de cada um dos 28 Estados-Membros de idade igual ou superior a 15 anos.

No total, foram realizadas 26 555 entrevistas 80% do questionário era semelhante ao estudo de 2013, a fim de permitir comparações com os resultados de 2013 e, deste modo, identificar tendências. Foram incluídas novas perguntas com vista a uma análise mais aprofundada das perspetivas reveladas pela pesquisa de 2013 e ao acompanhamento da sua evolução.

Através deste novo estudo verificou-se ainda um aumento generalizado, não só quanto ao apoio por parte dos cidadãos da EU aos direitos de propriedade industrial, como também uma crescente utilização legal do digital.

Para mais informações sobre este tema clique aqui.

Sumário Executivo | Português

 

Fonte: inpi

31/03/2017 , Por Célia Pinto