SUBA – Sumos com um baixo teor alcoólico

O projeto “SUBA - Sumos Baixo Álcool”, pretende criar as bebidas de baixo teor alcoólico mais naturais e saudáveis do mercado, inexistentes no mercado nacional e internacional na forma de sumos fermentados que preservem o valor nutricional da fruta original, sem recurso à adição de aditivos artificiais.

 

Enquadramento

A SUMOL+COMPAL MARCAS, S.A. (S+Cm) tem consciência que os produtos que estão na base da sua oferta, nomeadamente as bebidas de frutas, os vegetais e a água, são fontes de prazer, hidratação e nutrição. Estes fatores abrem um leque de oportunidades e desafios a que a S+Cm, enquanto empresa focalizada na satisfação das necessidades dos consumidores, pretende dar resposta. Em particular, a equipa de projeto pretende atuar em bebidas nutricionalmente mais equilibradas que as suas alternativas mais diretas, potenciando as características das frutas.

Ademais, é evidente a preocupação da sociedade com as consequências na saúde resultantes do consumo de bebidas alcoólicas. Neste sentido, tem surgido uma crescente procura de bebidas de baixo teor alcoólico alternativas à cerveja, sendo que, na verdade, para além de bebidas clarificadas com base na fermentação da maçã, (sidras) ou uva (cocktails à base de vinho), faltam alternativas de qualidade, quer no mercado nacional quer no internacional, com base na fermentação de outros frutos.

A Empresa reconhece, assim, as características inovadoras e vantajosas do desenvolvimento de uma nova tipologia de produtos inexistente a nível nacional e internacional, não obstante a necessidade de se incorporar nos respetivos processos produtivos consideráveis avanços científicos e técnicos que decorrerão, indiscutivelmente, da realização do projeto.

 

O Projeto

 Em declarações ao COMPETE 2020, o responsável do projeto, José Capelo, revela que “o projeto SUBA surge na Sumol+Compal Marcas S.A. (S+Cm), com o objetivo principal de criar bebidas alcoólicas que, do ponto de vista da saúde pública, sejam as mais equilibradas do mercado. O pressuposto de base é que é possível desenvolver bebidas de muito baixo teor alcoólico e ricas em fitoquímicos de alto valor nutricional, por via da fermentação de sumos de fruta.

 Para este efeito a S+Cm encetou um conjunto concertado de atividades de I&DT ao nível da engenharia alimentar, biotecnologia e avaliação nutricional, que envolveram a articulação de conhecimentos aprofundados de processos fermentativos, assim como de processos físicos, essenciais para assegurar a qualidade sensorial, de estabilidade física e microbiológica, bem como nutricional pretendidas.

Deste modo, o projeto posicionou a S+Cm como líder ao nível da Frutologia, potenciando o lançamento de conceitos e sabores inovadores a partir do conhecimento da fruta, explorando características organoléticas diferenciadoras (ex: textura, cremosidade, turvação, polpa, sabor) num contexto de preservação do valor nutricional, com um elevado potencial de penetração nos mercados internacionais dada a inexistência de alternativas de bebidas de fruta de baixo teor alcoólico.

 

José Capelo, responsável do projeto SUBA

 “A materialização deste projeto de I&DT tem implicado um significativo esforço de recursos técnicos e também financeiros para a realização das atividades delineadas. A Empresa implementou uma unidade piloto através de investimentos na construção de um novo laboratório e na aquisição de equipamentos que têm permitido a concretização dos objetivos especificados no projeto, nomeadamente a criação de protótipos de bebidas passíveis de serem produzidas a nível industrial. A elevada utilização desta unidade piloto implica o envolvimento de recursos muito significativos, com destaque para pessoal especializado.

Perante esta realidade compreende-se facilmente que o contributo do COMPETE 2020 é determinante para a criação das condições necessárias ao sucesso do projeto. Sem o apoio do COMPETE 2020 muito dificilmente a S+Cm realizaria as atividades previstas no projeto com a qualidade exigida. Só assim a empresa poderá continuar a assumir o destaque nacional e internacional que lhe é reconhecido, através da sua liderança tecnológica, assente em competências científicas próprias, e no repetido alcançar de soluções competitivas.

 

Com este projeto a S+Cm reforça a penetração no mercado internacional a curto/médio prazo, nomeadamente nos mercados europeu e africano, contribuindo para o estímulo ao crescimento das exportações.

 

O Apoio do COMPETE 2020

O projeto conta com o apoio do COMPETE 2020 no âmbito do Sistema de Incentivos à Investigação e Desenvolvimento Tecnológico, envolvendo um investimento elegível de 628 mil euros o que resultou num incentivo FEDER de cerca de 359 mil euros.

21/12/2018 , Por Miguel Freitas
Portugal 2020
COMPETE 2020
Europa