Qimono Value for life

O projeto promovido pela VYGON compreende a criação de uma nova unidade industrial, criada de raiz, no concelho de Paredes, para produção de uma gama de dispositivos médicos que incorporam uma inovação tecnológica designada QIMONO.

 

Projeto

O projeto promovido pela VYGON compreende a criação de uma nova unidade industrial, criada de raiz, no concelho de Paredes, para produção de uma gama de dispositivos médicos que incorporam uma inovação tecnológica designada QIMONO.

A VYGON, utilizando a investigação e desenvolvimento, realizada com a colaboração do Institut Carnot  Curie Cancer, irá produzir dispositivos médicos de elevado valor acrescentado, por via de tecnologia inovadora.

Os produtos produzidos serão uma mais-valia no mercado da saúde. O processo produtivo será desenvolvido em ambiente controlado, nomeadamente em salas brancas.

Com este projeto a VYGON delineou, entre outros parâmetros:

> Investir em infraestruturas;

> Adquirir equipamentos produtivos, que possibilitarão a produção de produtos com elevado grau de inovação e que permitirão processos simples, flexíveis eficientes e competitivos;

> Ajustar as condições de exploração de modo a respeitar a legislação ambiental e da higiene e segurança no trabalho;

> Apostar em novas tecnologias de comunicação e informação, com impacto na melhoria dos métodos, processos e comunicação integrada com os Clientes e com o Grupo, permitindo uma maior satisfação dos clientes mais exigentes e a conquista de mais clientes;

> Adquirir equipamentos que permitirão ganhos significativos ao nível da racionalização energética e com menores impactos ambientais.

O projeto envolve a edificação de uma nova unidade industrial para o fabrico de dispositivos médico-cirúrgicos que abrange: montagem dos componentes e respetiva verificação; embalamento unitário, identificação e rotulagem; embalamento múltiplo, identificação e rotulagem; controlo em processo e de produto acabado.

Pretende-se que a produção da VYGON use processos o mais automatizados possível, por forma a garantir o máximo de qualidade, uniformidade e redução de custos de operacionalidade. Com a redução de desperdício e de produtos não conformes consegue-se garantir que toda a matéria-prima adquirida, é aproveitada na sua quase totalidade para a criação de produtos finais de elevado valor acrescentado.

 

QIMONO

O novo produto, apelidado de QIMONO, surge para suprir uma falha de mercado. As investigações ao nível internacional demonstraram que as precauções tomadas para a manipulação de agentes citotóxicos são insuficientes.

A contaminação através dos medicamentos citotóxicos para além de perigosa é extremamente difícil de erradicar. No seguimento das recomendações que surgiram pela primeira vez em 2006, para utilização de dispositivos médicos destinados à preparação e administração parenteral de medicamentos de risco para o pessoal e para o ambiente, os laboratórios Vygon propuseram-se desenvolver uma nova conexão universal de alta segurança, que agora pretende ser produzida em Portugal e assim disponibilizar ao mercado global através da distribuição da casa-mãe.

A inovação promovida pela VYGON (Portugal) consubstanciar-se-á da seguinte forma:

- fabrico de uma nova gama de produtos, com a designação QIMONO. A inovação deste produto reside numa nova conexão universal de alta segurança.

Os produtos irão:

> Garantir estanquidade do interior para o exterior dos frascos, bolsas e linhas de administração, de modo a evitar a disseminação dos produtos perigosos, sob a forma líquida ou sob a forma gasosa;

> Garantir estanquidade do exterior para o interior para evitar qualquer contaminação da preparação, isto é, deverá ser um sistema estanque que não permita a entrada de bactérias nos frascos, bolsas ou linhas de administração;

> Permitir reduzir os custos com o derrame dos produtos ministrados, que são na sua globalidade bastante dispendiosos, devendo ser utilizados da forma mais otimizada e completa possível.

A unidade industrial da VYGON será dotada de condições ímpares em termos de ambiente protegido bacteriologicamente, recorrendo a equipamentos de elevada sofisticação tecnológica.

O grau de novidade introduzido é radical, já que será único a nível mundial, uma vez que os produtos Qimono serão produzidos em Portugal em primeira mão e disponibilizados internacionalmente pelos canais de distribuição da Vygon SA.

Estes dispositivos médicos são o resultado de um longo processo de investigação e desenvolvimento tecnológico realizado em parceria com o Institut Carnot- Curie Cancer. A patente do produto QIMONO já foi requerida pelo grupo Vygon.

 

 

Resultados esperados

No final do projeto a VYGON terá promovido a inovação do tecido nacional empresarial do sector das Ciência da Vida e Saúde, projetando por esta via a sua presença nos mercados internacionais, apresentando produtos que constituem uma progressão na cadeia de valor, em virtude do seu carater diferenciador.

 

Apoio

O projeto é promovido pela VYGON (PORTUGAL) - Produtos Médicos e Farmacêuticos Lda. e conta com o apoio do COMPETE 2020 no âmbito do Sistema de Incentivos à Inovação Produtiva, envolvendo um Investimento elegível de 7 milhões euros o que resultou num Incentivo de 2,4 milhões euros.

 

Entidade Promotora

A VYGON (Portugal) é uma empresa de dispositivos médicos. O grupo realiza a conceção, fabrico e comercialização de produtos médicos e cirúrgicos de uso único. Oferece produtos nas áreas de pediatria e neonatologia, de emergência e unidades de cuidados intensivos, anestesia, suporte para alívio da dor pós operatória, acesso vascular, cirurgia e cuidados domiciliários.

O nome Vygon tornou-se sinónimo de qualidade e fiabilidade no campo de produtos médicos e cirúrgicos de uso único. O público-alvo são instituições de saúde, investigadores de Ciências da Vida, laboratórios clínicos, da indústria.

 

Artigos relacionados

Ficha do Projeto

Vídeo | Handling hazardous drugs - Universal safety connector - Qimono by Vygon

Vygon

18/07/2017 , Por Célia Pinto