P4SERT – Power for a Safe and Efficient Rail Transport

O projeto P4SERT tem como principal objetivo a demonstração, a certificação e a homologação de um conjunto de soluções autónomas que promovem o incremento da segurança de operação em infraestruturas ferroviárias não eletrificadas.

 

Síntese

O projeto tem como principal objetivo a demonstração, a certificação e a homologação de um conjunto de soluções autónomas - P4SERT – Power for a Safe a Eficient Rail Transport - que promovem o incremento da segurança de operação em infraestruturas ferroviárias não eletrificadas, nomeadamente: a sinalização de passagens de nível; a sinalização de aparelhos de mudança de via; a monitorização através de informações para Centros de Comando de Operações; a monitorização através de células de carga.

A família de produtos P4SERT incorpora a tecnologia PowerRail, que permite a geração de energia elétrica em qualquer ponto de uma ferrovia, pela transformação de parte da energia cinética do comboio, através de uma sobrepressão induzida num circuito hidráulico que incorpora um motor que faz atuar um gerador.

 

Enquadramento

O transporte ferroviário é crucial em longos trajetos de escoamento de mercadorias, pois traz competitividade económica à produção massiva de produtos agrícolas ou de minério e outras matérias-primas em territórios do interior, cujo acesso aos portos marítimos, em tempo, prazo e quantidade, apenas é comercialmente viável utilizando este meio de transporte.

Os mercados que originam essas matérias‐primas localizam‐se frequentemente em locais remotos onde a energia elétrica, necessária à alimentação de sistemas convencionais de sinalização e de segurança da ferrovia, não se encontra disponível ao longo deste tipo de caminhos‐de‐ferro.

Estas infraestruturas são, geralmente, concebidas sob a forma de via única, fruto dos elevados custos de investimento inerentes à sua extensão, o que, associado à dificuldade de acesso à energia elétrica, condiciona a sua exploração, a otimização da sua capacidade de transporte e a segurança de pessoas e bens.

Identificou‐se a necessidade de desenvolver uma tecnologia que não carecesse de manutenção contínua, que pudesse ser facilmente dissimulada na ferrovia e que fosse capaz de gerar a energia elétrica necessária à operação dos equipamentos de sinalização e segurança da ferrovia.

Da sinergia entre a Mota‐Engil e a AMBISIG nasceu a tecnologia PowerRail, uma tecnologia que permite captar parte da energia cinética dos comboios, sem afetar a sua velocidade de circulação, e transformá‐la em energia elétrica suficiente para alimentar os vários sistemas de sinalização, de segurança e de comunicação necessários ao longo das ferrovias.

 

Projeto

Pretende-se com este projeto:

- aplicar a tecnologia PowerRail na família de produtos P4SERT constituída pelas seguintes soluções:

- solução autónoma de sinalização de passagem de nível;

 - solução autónoma de sinalização de aparelhos de mudança de via;

- solução autónoma de informação ao Centro de Comando de Operações;

- solução autónoma de célula de carga.

- demonstrar, certificar e homologar todas as soluções propostas;

- identificar potenciais clientes para os produtos atrás referidos, designadamente os operadores ferroviários em geografias pouco infraestruturadas (África, América do Sul e Central e Ásia);

- demonstrar junto dos potenciais clientes a utilidade e a robustez destas soluções;

- obter a validação e a certificação dos vários produtos P4SERT, de acordo com os normativos internacionais aplicáveis a equipamentos de segurança, comunicação e operação ferroviária para que possam ser instalados nas ferrovias como equipamento seguro e certificado.

 

Apoio

O projeto conta com o apoio do COMPETE 2020 no âmbito do Sistema de Apoio à Investigação Científica e Tecnológica (I&DT Empresarial) na vertente de projetos Demonstradores em Co-promoção, envolvendo um investimento elegível de 370 mil euros o que resultou num incentivo FEDER de 188 mil euros.

Para Paula Alexandra Alvarenga, Coordenadora de Inovação da Mota-Engil, "O apoio Compete 2020 é fundamental no desenvolvimento do conjunto de soluções P4SERT, pois representa um incremento significativo na competitividade da oferta nos mercados internacionais, permitindo ainda colocar a Mota-Engil e a AMBISIG como empresas de referência no desenvolvimento de soluções inovadoras para sistemas ferroviários não eletrificados, característicos de mercados exportadores de matérias-primas."

 

12/04/2017 , Por Miguel Freitas