CONFINSEAT: Desenvolvimento de Pele Artificial com capacidade de Gestão de Calor

TMG Automotive aposta, com o apoio do COMPETE 2020, no desenvolvimento de soluções inovadoras de pele artificial com capacidade de gestão de calor e conforto melhorado, com vista a dar resposta às tendências atuais crescentes no âmbito do conforto para o utilizador automóvel durante o tempo que está no interior do veículo.
 
 
1. Síntese
 
O CONFINSEAT visa o desenvolvimento de soluções inovadoras de pele artificial com capacidade de gestão de calor e conforto melhorado com vista a dar resposta às tendências atuais no âmbito do conforto para o utilizador. 
 

 
Elizabete Pinho, Diretora do departamento de I&D da TMG Automotive, esclarece que «a melhoria do conforto proporcionado pelos materiais utilizados no interior automóvel, mais especificamente na zona dos assentos, é um dos maiores enfoques no R&D da empresa” no seguimento das tendências de mercado. Encontrar soluções inovadoras nesta área será uma mais-valia para a TMG Automotive e representará novas oportunidades de negócio.» Elizabete Pinho destacou ainda que “as soluções comerciais atuais são pele natural ou pele artificial, micro ou macro perfuradas, o que limita a estética desta zona sentável dos estofos.» Conclui que «encontrar uma solução que permita maior conforto térmico para o utilizador passa não só pelo desenvolvimento do material, mas também pela definição de quais os métodos de ensaio que traduzem os requisitos da zona sentável nomeadamente ao nível da função pretendida: o conforto, que passa pela permeabilidade, gestão de humidade, gestão de temperatura entre outras..»

 

 
Para alcançar os objetivos propostos, estão previstas duas linhas de I&D em: Revestimentos com capacidade de dissipação/condução e com capacidade de reflexão de calor de forma a melhorar a gestão do calor superficial na interface entre o utilizador e o estofo, evitando o sobreaquecimento, e a criação e canais estruturais para melhoria do conforto. Adicionalmente será também dada atenção à identificação de tratamentos antimicrobianos para o material desenvolvido e para as camadas complementares (têxteis) com vista à melhoria do desempenho global do material. As linhas de I&D propostas serão implementadas no ciclo produtivo da empresa promotora líder, culminando em protótipos com as funcionalidades ambicionadas cumprindo os exigentes requisitos do setor e as especificações estabelecidas para esta tipologia de produtos. 
 
No sentido de garantir o sucesso do projeto, foi criado um consórcio com complementaridade de valências constituído por 2 entidades:
  1. A empresa promotora líder - TMG Automotive, especializada na produção de plastificados para interior automóvel e detentora de um profundo conhecimento do processo e dos mercados onde estes produtos são comercializados. 
  2. O CENTI, entidade do sistema I&I, será o principal dinamizador das tarefas de I&D, assegurando o know-how, as melhores e mais modernas tecnologias na área dos materiais e revestimentos funcionais, garantindo a transferência dos desenvolvimentos para ambiente industrial. 
Com o projeto CONFINSEAT, a empresa pretende consolidar a sua abordagem tecnológica e economia sustentável, ao utilizar e desenvolver materiais e processos com baixo impacto ambiental.
 
 
2. Apoio do COMPETE 2020
 
Apoiado pelo COMPETE 2020 no âmbito do Sistema de Incentivos à I&DT, na vertente em co-promoção, o projeto CONFINSEAT envolveu um investimento elegível de 423 mil euros, correspondendo a um incentivo FEDER de 239 mil euros.
 
 
3. Links
 

06/02/2019 , Por Cátia Silva Pinto
Portugal 2020
COMPETE 2020
União Europeia