Vale das Lobas: um projeto inovador de regeneração rural

Cofinanciado pelo COMPETE 2020, este projeto visa oferecer um produto composto (Hotel, Parque de Campismo e Restaurante) de qualidade, para um segmento médio-alto que respeita os valores e princípios ligados ao desenvolvimento rural sustentável e regeneração da biodiversidade.
 
 
1. Enquadramento
 
Vale das Lobas é um projeto de regeneração rural, com a missão de demonstrar soluções para os problemas globais a um nível local. A visão proclamada pela empresa é a seguinte: religar a humanidade com a natureza, com a biodiversidade, saúde e educação. Para atingir estes fins, prevê-se a criação de zonas de Biodiversidade e Conservação da Natureza com um protocolo de regeneração celebrado a nível local.
 
O protocolo para a regeneração envolve atualmente as seguintes intervenções: Agricultura regenerativa; Aproveitamento de águas pluviais; Monitoramento da biodiversidade; Natural Building; Regeneração económica; Centro de medicina natural; Cursos e Formação. 
 
2. O Projeto
 
O foco do Vale das Lobas é a regeneração ecológica e económica da região do Vale do Mondego. Pretende-se criar empregos sustentáveis, através de uma rede de iniciativas empresariais centradas na saúde e bem-estar, educação, eco-construção, agroecologia e turismo. 
 
O Turismo de Natureza é um dos segmentos alvo deste projeto e é o resultado da evolução do modelo de sociedade em que vivemos, num respeito mútuo entre ser humano e natureza, numa envolvência e promoção dos recursos naturais e da vida.
 
O mercado turístico revela novos padrões de consumo e motivações, privilegiando destinos que ofereçam experiências diversificadas e com elevado grau de autenticidade e de qualidade ambiental.
 
Com o presente projeto, a Vale das Lobas delineou um conjunto de intervenções que permitirão a médio prazo, atingir um conjunto de objetivos estratégicos que contribuem para a missão e visão delineada: 
 
  • Aumento do volume de negócios comparativamente ao ano pré-projecto.
  • Aumento da taxa de exportações para 45%.
  • Diversificação dos mercados de exportação em mais 9 países.
  • Lançamento de 3 produtos novos.
  • Incremento do número de quadros da empresa, em pelo menos, 25 colaboradores.
 
3. Apoio do COMPETE 2020
 
O projeto conta com o apoio do COMPETE 2020 no âmbito do Sistema de Incentivos à Inovação, envolvendo um investimento elegível de 3,2 milhões de euros o que resultou num incentivo FEDER de cerca de 2,3 milhões de euros.
 
 
4. Links 
 

09/01/2019 , Por Cátia Silva Pinto
Portugal 2020
COMPETE 2020
União Europeia