EML - desenvolver modelos demonstradores de andarilhos motorizados e tecnologicamente avançados

Em declarações ao COMPETE 2020 Ana Martins, responsável do EML, esclareceu que:

“o projeto EML – Equipamento multifuncional de auxílio técnico à locomoção tem como principal objetivo apresentar um andarilho motorizado especialmente projetado para melhorar a estabilidade de pessoas com problemas de equilíbrio e coordenação de movimentos. Um conjunto de tecnologias avançadas, no âmbito da integração de novos materiais, sensores e atuadores em andarilhos, foram desenvolvidos a partir de atividades de I&D concluídas com sucesso, ao longo dos últimos anos, em parceria entre a ORTHOSXXI e a Universidade do Minho. O Compete2020 possibilita a criação de sinergias e a cooperação entre entidades do SCT e empresariais, conjugando conhecimentos e promovendo o desenvolvimento de produtos inovadores, alicerçando assim, a aposta da OrthosXXI na inovação e no desenvolvimento contínuo dos seus produtos, cimentado e fortificando o seu posicionamento nacional e incrementando o seu posicionamento internacional.”

 

Enquadramento

A mobilidade é fundamental para o nosso dia-a-dia e se algo a afetar, a nossa qualidade de vida decresce severamente. O número de pessoas com capacidades de mobilidade reduzidas cresce de ano para ano. A perda total ou parcial da mobilidade, assim como estabilidade durante a marcha, afeta não só a capacidade de marcha mas também a independência individual, o que afeta diretamente a qualidade de vida. Tais aspetos têm implicações no desenvolvimento social e pessoal mas também na empregabilidade.

As pessoas num estádio médio de incapacidade são suscetíveis de quedas e exibem uma grande dependência da atenção do cuidador e do suporte da sociedade. Como na maioria dos casos estas injúrias provocadas pela queda não podem ser tratadas cirurgicamente ou de forma médica, espera-se que estas pessoas tenham os melhores resultados e melhorias através do uso de tecnologia de assistência adequada e tornam-se alvo de reabilitação.

O Projeto

O presente projeto pretende desenvolver modelos demonstradores de andarilhos com diferentes funcionalidades, que permitam por um lado melhorar a estabilidade e a marcha patológica, e por outro lado, permitir aos terapeutas a utilização do andarilho como ferramenta para monitorizar o estado do paciente. Um conjunto de tecnologias avançadas, no âmbito da integração de novos materiais, sensores e atuadores em andarilhos, foram desenvolvidas a partir de atividades de I&D concluídas com sucesso, ao longo dos últimos anos, em parceria entre a ORTHOS XXI e a Universidade do Minho e transcritas em teses de mestrado e doutoramento.

Desta forma, o projeto pretende levar a cabo um conjunto de atividades que permitam demonstrar junto do mercado (área da saúde) as vantagens tecnológicas dos produtos em questão. Os conhecimentos inovadores gerados em projetos de ID anteriormente levados a cabo constituirão a base de desenvolvimento do presente projeto, transformando os produtos desenvolvidos, devidamente validados, quer pelo público-alvo, quer pelos próprios prescritores, em produtos economicamente viáveis segundo uma estratégia de marketing e comercialização bem-definidas, utilizando para o efeito modelos demonstradores.

Os produtos que se pretendem demonstrar no âmbito deste projeto, representam verdadeiros avanços tecnológicos relativamente aos existentes, tendo o seu desenvolvimento resultado de inputs fornecidos por profissionais da área da saúde, através do envolvimento de especialistas nas temáticas em questão. Estes profissionais são novamente chamados a intervir neste projeto, como consequência da sua intervenção nos anteriores, para otimização e demonstração.

O projeto pretende potenciar um conjunto de tecnologias avançadas, no âmbito da integração de novos materiais, sensores e atuadores em andarilhos, desenvolvidas a partir de atividades de I&D. A ORTHOS XXI pretende transportar o conhecimento adquirido, para a aplicação em andarilhos multifuncionais, que permitam por um lado melhorar a estabilidade e a marcha patológica e por outro lado, permitir aos terapeutas a utilização do andarilho como ferramenta para monitorizar o estado do paciente.

Pretende-se evidenciar perante um público especializado e em situação real (validação clinica com pacientes), as vantagens económicas e técnicas das novas soluções tecnológicas. Desta forma, o conhecimento a potenciar em produtos de elevado valor acrescentado, são andarilhos com capacidade intuitiva e multifuncional. O andarilho multifuncional apresenta a capacidade para ser usado por pacientes com desordens de equilíbrio elevadas, permitindo ainda serem uma ferramenta de monitorização e avaliação da marcha e postura, de forma a capturar a evolução relativa entre as pernas do utilizador e do andarilho, assim como avaliação de postura e de equilíbrio, sendo assim desta forma também uma ferramenta de reabilitação.

A estratégia passa pela adaptação e otimização do Andarilho Multifuncional, criando por um lado, internamente, as condições adequadas à sua produção, e por outro lado, um conjunto de ferramentas de comunicação, promoção e divulgação do produto de grande valor adequadas aos mercados e desenvolvidas em conjunto com os seus parceiros do setor da saúde. Pretende também o reforço do design nos produtos, tornando-os mais adequados face a necessidades específicas dos consumidores. Ambiciona também uma maior presença internacional, através de ações de marketing e da promoção dos novos produtos à escala global, potenciando os resultados que advêm do presente projeto.

 

O Apoio do COMPETE 2020

O projeto conta com o apoio do COMPETE 2020 no âmbito do Sistema de Incentivos à Investigação e Desenvolvimento Tecnológico, na vertente de Demonstrador em co-promoção, envolvendo um investimento elegível de 429 mil euros o que resultou num incentivo FEDER de cerca de 269 mil euros.

02/10/2019 , Por Miguel Freitas
Portugal 2020
COMPETE 2020
Europa