Projeto de Inovação Logística, Organizacional, Economia Digital e Tecnologias de Informação e Comunicação

Projeto de Inovação Logística, Organizacional, Economia Digital e Tecnologias de Informação e Comunicação

Enquadramento

A Dimpomar, Lda., fundada em 1980, transforma e comercializa mármores e calcários, em blocos, chapa serrada ou polida, ladrilhos standard, rodapés, parapeitos, tampos de mesa, tampos de lavatório e qualquer obra por medida. Focada na pedra portuguesa desde a sua origem, sob a marca Tons de Pedra também importa, transforma e comercializa materiais provenientes de todo o mundo.

O Projeto

Este projeto representa um fortalecimento competitivo importante, colocando a Dimpomar como um player de referência a nível nacional e internacional.

O poder que a Internet tem, veio alterar profundamente as regras do jogo estabelecidas, onde os contactos rápidos, ideias inovadoras, barreiras quebradas e novas e diferentes maneiras de procurar, oferecer e entregar produtos e serviços.

A Dimpomar desenvolveu este projecto de investimento inovador com as seguintes características:

- Implementação duma Plataforma ERP "EnterpriseResourcePlanning" aplicado a todos os sectores e funções da empresa envolvendo nomeadamente as seguintes vertentes - Finanças/Administrativo, Logística; Produção, Comercial e Recursos Humanos. A ERP conduz a uma profunda reorganização da empresa unificando todas as áreas da empresa, simplificando as operações e integrando todos os processos. Esta plataforma facilita o desenvolvimento e engenharia de produtos serviços e processos suportados pelo Departamento de Investigação interno, bem como os restantes processos da Dimpomar.

- Inovação ao nível nacional e internacional com uma nova arquitetura de Website da Dimpomar que permite tornar este instrumento numa poderosa ferramenta de venda e comunicação com o mercado.

A integração e o acesso simplificado à informação são fatores de eficiência em qualquer empresa. No dia-a-dia, as organizações têm que garantir elevados níveis de interoperabilidade entre os diversos departamentos e sistemas que possuem, assim como assegurar a partilha de informação e a sua constante atualização.

A implementação da ERP obriga a que as empresas se reorganizem e/ou se organizem melhor a todos os níveis (procedimentos, processos, espaço físico, etc.).

Com mais e melhor informação as empresas crescem mais depressa, estimando-se uma redução dos custos operacionais em cerca de 20% com a implementação deste projeto.

Os investimentos garantem a manutenção e o reforço das vantagens competitivas da Dimpomar, combinando uma eficiente atividade de marketing com um suporte de hardware e software (ERP) que lhe permite estar noutro patamar de eficiência comercial e logística em relação aos seus concorrentes. Este salto inovador vai permitir responder às necessidades dos seus clientes à escala internacional e diferenciar-se dos seus concorrentes, mantendo-se como uma das empresas mais inovadoras do sector.

Declarações ao COMPETE 2020 de Margarida Sousa, gestora da Dimpomar e responsável pelo projeto:

“A pedra sempre existiu e a beleza deste recurso natural cedo fez nascer uma atividade intensa de corte, acabamento e polimento.

As iniciais actuais, como IoT, I4.0, BIM e todo o mundo web, são verdadeiros desafios ao sector da pedra natural e o apoio do COMPETE 2020 permitiu à empresa iniciar o seu percurso neste caminho.”

Apoio COMPETE 2020

O projeto conta com o apoio do COMPETE 2020 no âmbito do Sistema de Incentivos à Qualificação e Internacionalização de PME, envolvendo um investimento elegível de 284 mil euros o que resultou num incentivo FEDER de cerca de 128 mil euros.

 

30/07/2019 , Por Miguel Freitas
Portugal 2020
COMPETE 2020
Europa