Science DiabetICC Footwear: Desenvolvimento de calçado terapêutico inovador para pé diabético

Teófilo Leite, Administrador da ICC falou ao COMPETE 2020 sobre o projeto Science DiabetICC Footwear e sobre a importância dos Fundos Europoeus:

Teófilo Leite | Administrador da ICC

" O  projeto Science DiabetICC Footwear visa a produção de um calçado terapêutico inovador, mais ajustado à condição do pé diabético, que incorpore materiais inteligentes (self-sensing composites) para monitorização de parâmetros clínicos. Com peso reduzido, design apelativo e uma função preventiva, será um dispositivo médico que procura minimizar o risco de ulceração, que afeta essencialmente quem padece de pé de risco. Cofinanciado pelo COMPETE 2020, no âmbito do Sistema de Incentivos à Investigação e Desenvolvimento Tecnológico, que se revela absolutamente essencial, este projecto procura desenvolver um calçado ecológico, impermeável, que permitirá uma correta gestão da temperatura e da humidade, que evitará odores e facilitará a circulação sanguínea. A palmilha terá caraterísticas especiais, será removível e de limpeza fácil, integrará agentes terapêuticos e permitirá absorver impactos em andamento. Esta inovadora proposta de calçado estará, assim, ajustada à condição da neuropatia periférica, típica do pé diabético e que predispõe os membros inferiores ao desenvolvimento de lesões. Visamos, por isso, a sua futura aprovação como dispositivo médico e consequente comparticipação pelo Serviço Nacional de Saúde."

 

Enquadramento

A Diabetes Mellitus (DM), considerada uma epidemia global, é uma desordem médica que afeta uma elevada proporção da população entre diferentes faixas etárias. A DM afeta múltiplos sistemas orgânicos e está associada com a má qualidade de vida e até mesmo à redução da expectativa de vida.

Uma das complicações mais graves da doença está relacionada com as alterações patológicas nos pés, que constituem a causa mais frequente de internamento no mundo ocidental. O comprometimento tecidular agravado nos membros inferiores pelos traumas e pela vulnerabilidade do doente diabético às infeções, gera quadros clínicos complexos que são englobados, sinteticamente, sob a denominação de "Pé Diabético". Assim, o Pé Diabético (PD) é o termo usado para designar as diversas lesões que podem ocorrer no pé do indivíduo diabético. Esta patologia traduz-se no aparecimento em lesões cutâneas e de planos profundos relacionados com alterações neuropáticas, vasculares, ortopédicas, infeciosas e funcionais.

Estima-se que cerca de um terço de doentes com diabetes esteja em risco de desenvolver lesões nos pés. A polineuropatia periférica progressiva é responsável pela perda de sensibilidade nos pés, deformação dos pés e mobilidade articular limitada. A mesma manifesta-se também através de distúrbios de marcha resultantes de deslocamento anterior do peso e alterações na carga biomecânica do pé. A presença de ulceração do pé é considerada o principal precursor da amputação das extremidades inferiores entre pacientes com diabetes.

As úlceras do PD são, assim, uma das complicações mais comuns e graves da diabetes, resultando num elevado encargo financeiro. Estima-se que, em países desenvolvidos o tratamento de pessoas com PD consuma entre 12% a 15% do orçamento da saúde destinados à diabetes. Só nos Estados Unidos, o custo anual com o tratamento deste tipo de doentes ronda os 11 biliões de dólares.

Por outro lado, e para além dos encargos financeiros associados, a presença de ulceração do pé é considerada o principal precursor da amputação das extremidades inferiores entre pacientes com diabetes.

Segundo as recomendações internacionais, a prevenção do PD pode ser concretizada através da prescrição de calçado apropriado, medidas de diagnóstico e tratamentos mais eficazes durante as fases iniciais da doença.

O Projeto

O projeto Science DiabetICC Footwear propõe o desenvolvimento de uma nova tipologia de calçado orientado para os segmentos de calçado terapêutico, alvejando a condição clínica do PD.

A solução proposta será composta por componentes do calçado e uma palmilha amovível, agregando os seguintes fatores distintivos: novos materiais ao nível da palmilha e da sola que permitam (i) maior absorção de impactos; (ii) capacidade de adaptação da forma e (iii) uma maior recuperação após carregamento e menor abrasão; e (iv) capacidade de reduzir o risco de aparecimento de infeções associadas às úlceras. A este nível, ao nível das palmilhas serão investigados revestimentos antimicrobianos, tendo como objetivo prevenir a ocorrência de infeções resultantes do PD.

Paralelamente, serão investigados novos sistemas de materiais ao nível do interior do calçado para maior conforto ergonómico e termofisiológico; assim como materiais com capacidade de adaptação da forma e de desempenho superior. Ao nível do design, serão estudados revestimentos decorativos para o exterior do calçado, conferindo um design apelativo para os utilizadores finais. Por fim, o calçado incluirá materiais self-sensing para a monitorização (pressão, temperatura e humidade) e deteção de zonas de pressão plantar e de outras áreas críticas do pé. Como resultado, será desenvolvida uma plataforma de monitorização, a qual constituirá uma ferramenta de apoio e totalmente integrada no Centro de Estudos Biomecânicos SPODOS - Laboratório de Investigação podológica e Biomecânica da ICC/Lavoro Europe, tendo como objetivo disponibilizar um novo serviço de apoio à caracterização e conceção de modelos personalizados de calçado. Por fim, será realizada a validação clínica do novo calçado desenvolvido.

Para realizar este projeto foi reunido um consórcio com experiência e competências complementares, nomeadamente a empresa líder ICC – Indústrias e Comércio de Calçado, a Universidade do Minho (UMinho) e a Escola Superior de Enfermagem de Coimbra (ESEnfC).

Este projeto contribuirá decisivamente para a expansão e diferenciação do portfólio de produtos da ICC, o que permitirá a entrada em novos segmentos, nomeadamente o setor terapêutico/ortopédico.

 

O Apoio do COMPETE 2020

O projeto Science DiabetICC Footwear é cofinanciado pelo COMPETE 2020 no âmbito do Sistemas de Incentivos à Investigação e Desenvolvimento Tecnológico em Copromoção, envolvendo um investimento elegível de um milhão de euros, o que resultou num incentivo FEDER de cerca de 700 mil euros.

 

Links

ICC/Lavoro: Website | Facebook | Linkedin

UMinho: Website | Facebook | Linkedin | Twitter

ESEnfC: Website | Facebook | Linkedin | Twitter

26/07/2021 , Por Miguel Freitas
Portugal 2020
COMPETE 2020
Europa