E-control: Solução de controlo, optimização e redução consumo energético

Falamos com Paulo Delgado, CTO Research&Development na AJ-TEC sobre o projeto E-control cofinanciado pelo COMPETE 2020 que visa desenvolver «um dispositivo capaz de controlar (em tempo real), otimizar e reduzir o consumo energético, através da análise histórica de dados e na aplicação de um algoritmo».
 
 
1. Síntese
 
A eletricidade tem uma importância fundamental no desenvolvimento económico e social de cada país, influenciando de forma crucial a vida quotidiana dos cidadãos, das empresas e do estado. Nesse sentido, é imperial criar soluções e produtos (analisadores) que contribuam para um aumento da eficiência energética e redução do seu consumo sem colocar em causa o a sua utilidade final. Os analisadores de energia elétrica existentes apresentam várias limitações, desde a partilha de informação com outros dispositivos locais e a pouca utilidade que apresentam, a não ser o controlo dos consumos, feito de forma desfasada em relação ao momento de consumo.
 
Assim, o objetivo geral do projeto é desenvolver uma solução, o Econtrol, que permita medir instantaneamente o consumo energético e que integre algoritmos que consigam gerar medidas/ ações geradoras de otimização e redução dos consumos energéticos, podendo este sistema ser implementado em qualquer local sem ajuda de técnicos especializados.
 
 
2. Testemunho de Paulo Delgado, CTO Research & Development
 
Paulo Delgado | CTO Research & Development
 
O e-Control é um dispositivo capaz de controlar (em tempo real), otimizar e reduzir o consumo energético, através da análise histórica de dados e na aplicação de um algoritmo. Este produto permite medir e controlar o consumo energético em habitações, serviços e indústria.
 
 
Com um potencial de aplicação em vários setores da economia, temos a ambição de encontrar parceiros de negócios nas seguintes vertentes:
 
- Consumidor doméstico e industrial, produtores de energia e entidades públicas.
O e-Control tem a capacidade de comparar o consumo e/ou produção medidos, com os valores registados no contador tradicional, permitindo identificar possíveis desvios ou falhas.
 
Diminui o impacto sobre o ambiente, contribuindo para o combate às alterações climáticas, e permite reduzir a fatura energética dos utilizadores finais, um dos principais custos das empresas e famílias em Portugal e noutros países.
Esta tecnologia estabelece comunicação em tempo real dos consumos e disponibiliza avisos e alertas que permitem ao utilizador a supervisão e gestão do consumo energético através da análise big data que o algoritmo fará. Essa comunicação é realizada através de processos ligados à IoT, sistemas de engenharia complexos, sensores e aplicação de TIC no processo.
 
 
Um dos objetivos principais do projeto é contribuir para o crescimento sustentável do nosso país e o desenvolvimento de novas tecnologias que capacitarão o setor energético, um dos principais setores que mais influencia a competitividade da nossa economia. 
Segundo dados de 2017 do Eurostat, Portugal tem o sexto maior custo de eletricidade, sendo um elevado entrave ao crescimento das empresas e da economia. 
 
O projeto de desenvolvimento designado por e-Control, evoluiu e deu origem à marca IOKEE, com o objetivo de uniformizar o conceito (Internet of Knowledge Eletrical Eficiency), criando a noção de ecossistema, onde coabitam e interagem a produção fotovoltaica, o carregamento elétrico, os consumos da instalação e o mais importante, a interação com o utilizador. 
 
 
3. Apoio do COMPETE 2020 
 
O projeto e-Control é cofinanciado pelo COMPETE 2020, no âmbito do Sistema de Incentivos à I&DT e envolve um investimento elegível de cerca de 252 mil euros, correspondendo a um incentivo FEDER de cerca de 167 mil euros.
 
 
4. Links
 
Website | AJ-TEC, Sistemas de Informação 

27/05/2022 , Por Cátia Silva Pinto
Portugal 2020
COMPETE 2020
União Europeia