Linha do Oeste - Modernização do Troço Meleças - Caldas da Rainha

A modernização do troço Meleças – Caldas da Rainha, inserida na Linha do Oeste, entre a saída da estação de Meleças ao km 20,32, no concelho de Sintra, até norte da estação de Caldas da Rainha ao km 107,74, no concelho de Caldas da Rainha. Contemplará a eletrificação e implementação de sinalização, controlo automático de velocidade e telecomunicações ferroviárias em todo o troço; duplicação de via em dois troços distintos (desvios ativos), numa extensão total de 18,0 km, renovação pontual e retificação do traçado de via; supressão, reclassificação e automatização de passagens de nível e construção de passagens desniveladas; e construção de uma subestação de tração.

Enquadramento

O troço Meleças – Caldas da Rainha, alvo da modernização, insere-se na Linha do Oeste que constitui parte integrante do Corredor da Fachada Atlântica e do Arco Metropolitano de Lisboa, que na sua essência, visam, respetivamente, contribuir para consolidar um corredor vertical atlântico multimodal e por outro lado, assegurar a existência de uma estrutura urbana sub-regional complementar no âmbito do modelo policêntrico do Arco Metropolitano de Lisboa, que lhe permite o prolongamento da sua área de influência direta. Neste sentido, esta operação de modernização possibilitará a dinamização da mobilidade e consequentemente da economia regional e nacional.

O Projeto

A Modernização do troço Meleças-Caldas da Rainha da linha do Oeste, desenvolve-se entre a saída da estação de Meleças ao km 20,3 até norte da estação de Caldas da Rainha ao km 107,7. As principais intervenções serão desenvolvidas ao longo de 105,4 km (incluindo as zonas de duplicação de via e variante) e dizem respeito:

- Eletrificação de todo o troço e construção de uma SST (subestação de tração);

- Construção de dois troços de via dupla (desvios ativos) com cerca de 16 km;

- Construção de traçado variante da via existente em cerca de 2km;

- Renovação pontual e retificação do traçado de via;

- Supressão, reclassificação e automatização de passagens de nível;

- Construção de desnivelamentos superiores e inferiores ao caminho-de-ferro;

- Intervenção pontual de edifícios e plataformas de passageiros em estações e apeadeiros;

- Simplificação de layout das estações existentes;

- Construção de uma nova estação ferroviária em São Mamede;

- Reforço estrutural, beneficiação e rebaixamento da via nos túneis da Sapataria, Boiaca, Cabaço e Sertã para permitir a respetiva eletrificação;

- Instalação de sistema de proteção de pessoas e equipamentos - Retorno de Corrente de Tração e Terras de Proteção (RCT+TP);

- Execução de infraestruturas de caminhos de cabos para os sistemas de sinalização, telecomunicações e RCT+TP.

- Construção de salas técnicas para os sistemas de sinalização e telecomunicações;

- Implementação de sistemas de sinalização eletrónica, telecomunicações, controlo automático de velocidade, telecomando de catenária, comunicação solo-comboio (GSM-R) e adaptação das interfaces com os sistemas de sinalização existentes e do CCO de Lisboa.

O projeto de Modernização da Linha do Oeste que está a ser desenvolvido pela Infraestruturas de Portugal será executado de forma faseada no terreno dividido em duas empreitadas. A primeira corresponde à eletrificação e modernização do troço entre Mira Sintra-Meleças e Torres Vedras, e a segunda à intervenção no troço entre Torres Vedras e Caldas da Rainha.

Este projeto de investimento permitirá reforçar as condições de segurança da circulação ferroviária, diminuir os custos, melhorar e harmonizar as condições de exploração, através de um horário cadenciado e consistente e da redução dos tempos de percurso.

As intervenções previstas permitirão implementar uma oferta competitiva de serviços nas ligações Caldas da Rainha – Torres Vedras – Lisboa, potenciando a captação de passageiros pelo transporte ferroviário, modo de transporte “limpo” e consequentemente promovendo uma mobilidade mais sustentável.

Pretende-se com o desenvolvimento deste empreendimento tornar os tempos de percurso mais competitivos e adequados à procura e fluxo de passageiros entre esta linha e a capital; permitir ajustes nos horários para ir de encontro às necessidades atuais dos clientes; melhorar e harmonizar as condições de exploração; potenciar junto dos operadores a atualização do material circulante em termos de características técnicas, permitindo a redução dos tempos de percurso e o aumento dos níveis de conforto; diminuir os custos imputados à exploração; reforçar as condições de segurança da circulação ferroviária; reduzir custos energéticos, emissões de CO2 e níveis de ruído; e melhorar e otimizar a capacidade utilizável do canal.

O Apoio do COMPETE 2020

Trata-se de um projeto promovido pela Infraestruturas de Portugal e cofinanciado pelo COMPETE 2020, no âmbito do Eixo Prioritário IV - Promoção de transportes sustentáveis e eliminação dos estrangulamentos nas principais redes de infraestruturas, ao abrigo do Aviso 05/RAIT/2016, envolvendo um investimento elegível de 51,2 milhões de euros o que resultou num incentivo FEDER de cerca de 43,5 milhões de euros.

Ponto de situação do projeto | Colaboração da Infraestruturas de Portugal

- A empreitada de Modernização do troço da Linha do Oeste entre Mira Sintra-Meleças e Torres Vedras (excl.) está em curso.

- A empreitada de Modernização do troço da Linha do Oeste entre Torres Vedras (incl.) e Caldas da Rainha está em fase de Análise de Propostas.

- A empreitada de Instalação de Sinalização Eletrónica está em curso.

- Existem empreitadas de Telecomunicações em diversas fases de contratação.

Links Infraestruturas de Portugal

Website

Facebook

Linkedin

Twitter

09/06/2021 , Por Miguel Freitas
Portugal 2020
COMPETE 2020
Europa