NetEffiCity

NetEffiCity é o nome do projeto que visa implementar um sistema de gestão inteligente e descentralizado de recursos energéticos, adaptado aos consumidores. A acção vai desenrolar-se durante os próximos 18 meses em comunidades de duas cidades portuguesas, Penela e Alfândega da Fé, e vai apostar na produção distribuída de energia eléctrica e flexibilidade das cargas, através de programas de demand response.

No âmbito do projeto, vão ser instalados dispositivos de monitorização energética e ambiental e de soluções de controlo remoto dos equipamentos eléctricos. A gestão será feita num plataforma de software centralizada, na qual serão adquiridos, validados e armazenados os dados recolhidos, para posterior processamento e aplicação das técnicas de apoio à decisão com base em redes neuronais e com capacidade de aprendizagem. Com isto, os utilizadores vão receber informação sobre os seus perfis de consumo e, assim, permitir uma utilização racional de energia.

A par desta iniciativa, serão também desenvolvidas actividades de consciencialização dos consumidores, abordando diversos temas desde o envolvimento, promoção e implementação de sistemas de medição e de controlo do consumo energético, aos sistemas de consumo inteligentes e a importância da utilização de energias renováveis. Estas acções estarão abertas a todos os que queiram participar, nomeadamente pequenos consumidores, instituições públicas e privadas, pequenas, médias e grandes empresas.

O NetEffiCity é co-financiado pelo Programa Operacional Competitividade e Internacionalização, Portugal 2020 e União Europeia, através do FEDER, no âmbito do Sistema de Incentivos ao I&DT na vertente de Co-promoção envolvendo um Investimento elegível de 711mil euros o que corresponde a um Incentivo de 442 mil euros.

O projeto resulta da conjugação da experiência e dos conhecimentos sobre eficiência energética da Virtual Power Solutions, líder do consórcio, juntamente com o conhecimento científico do grupo de investigação GECAD do ISEP e com a experiência da Energia Simples (marca comercial da empresa PH Energia, Lda) no mercado da energia eléctrica.

 

Fonte: Edifícios e Energia

16/12/2016 , Por Célia Pinto