FallSensing: Como reduzir o risco de queda nos idosos?

Três instituições portuguesas- Sensing Future Technologies, Fraunhofer Portugal e Coimbra Health School - criaram um sistema que avalia o risco de queda e estabelece um plano personalizado de exercícios de prevenção.
 
 
1. Enquadramento
 
Com o intuito de combater um dos principais problemas dos seniores, três instituições portuguesas uniram-se e desenvolveram um sistema que permite avaliar o risco de queda e estabelecer um plano personalizado de exercícios de prevenção.
 
Para Carlos Alcobia, CEO da Sensing Future Technologies trata-se de “um projeto onde houve uma excelente colaboração entre entidades do sistema científico e tecnológico nacional com uma empresa e que resulta num produto pronto a ser testado no mercado. O FallSensing terá concerteza um impacto na avaliação do risco de queda da população mais envelhecida“.
 
O sistema inclui funcionalidades que permitem uma intercomunicação regular dos seniores com os profissionais de saúde e um módulo de recomendação automática de planos personalizados de exercícios para prevenção de quedas, que irá potenciar uma contínua adaptação do sistema à evolução de cada utilizador.
 
 
2. Resultados
 
Sistema
O FallSensing consiste num sistema de avaliação e prevenção de Risco de Queda. Durante a execução foram desenvolvidas 3 componentes do sistema:
 
1. Clinical Application (Screening + Intervention) - versão do sistema para clínicas 
2. Games Application (Intervention)  - versão do sistema para centros de dia
3. Home Application (Intervention)  - versão do sistema para os utilizadores individuais
 
O rastreio (screening) da aplicação clínica permite obter uma probabilidade de risco de queda, em menos de 5 minutos, utilizando dois sensores inerciais e uma plataforma de pressões. 
 
Os vários módulos de intervenção permitem implementar exercícios de prevenção de quedas baseados no programa Otago. Todos os exercícios integrados nos protótipos possibilitam feedback visual ao utilizador durante a sua execução. Os exercícios são monitorizados com sensores inerciais e/ou plataforma de pressões dependendo do exercício e versão do sistema. No caso da versão para clínicas o profissional de saúde tem a opção de personalizar o plano de intervenção e prescrever exercícios para a aplicação Home (para utilizadores individuais).
 
Também foi implementado uma plataforma web num servidor Cloud onde é armazenada toda a informação relativamente ao paciente e aos dados obtidos durante a avaliação do risco de queda ou dos exercícios de prevenção de quedas. Desta forma, os profissionais de saúde e cuidadores podem visualizar os resultados dos utentes e assim consultar a evolução dos utentes. 
 
 
Testes pilotos
Durante o desenvolvimento da solução foram realizados vários pilotos, onde participaram adultos com idades superiores ou igual a 50 anos. 
Nº de participantes total: 606
Screening - 537
Intervention - 69
 
Divulgação
Durante toda a execução do projeto, as atividades de valorização dos resultados passaram por uma ampla divulgação dos mesmos nos meios adequados:
 
> Organização de conferência:  2
> Organização de Workshop:  2
Demonstrações públicas de protótipos, linhas piloto:  6
Press-Release:  6
Publicações não científicas: 4
Publicações científicas + Publicações científicas em co-autoria com empresa(s):  8
Participação em Feiras e Exposições:  6
Flyers:  3
Web Site:  3
Participação em Conferências: 16
Participação em Workshops : 1
Participação em Brokerage Events:  2
Outros (Seminários e Jornadas):  6
 
Prémio
 
Menção Honrosa na 1ª Edição do Prémio de Boas Práticas de Envelhecimento Ativo e Saudável na Região Centro, na categoria Conhecimento+
 
Publicações
 
Consultar no link: http://fallsensing.com/dissemination
 
 
3. Apoio do COMPETE 2020
 
Cofinanciado pelo COMPETE 2020 no âmbito do Sistema de Incentivos à I&DT, o projeto FallSensing envolveu um investimento elegível de 1.035 mil euros, a que correspondeu um incentivo FEDER de 749 mil euros.
 
 
4. Mais informação 
 
 

 

15/04/2019 , Por Cátia Silva Pinto
Portugal 2020
COMPETE 2020
União Europeia