Plano Ferrovia 2020 contempla eletrificação da Linha do Algarve

Reduzir o tempo de viagem e melhorar as condições de exploração e operação ferrovias dos troços Tunes-Lagos e Faro- Vila Real de Santo António, são os objetivos deste projeto da Infraestruturas de Portugal com o cofinanciamento do COMPETE 2020.

1. Síntese
 
O projeto de eletrificação da Linha do Algarve, inserido no Plano “Ferrovia 2020”, integra os municípios de Lagos, Portimão, Lagoa, Silves, Albufeira, Loulé, Faro, Olhão, Tavira, Vila Real de Sto. António e Castro Marim.
 
Na Linha do Algarve serão eletrificados os troços Tunes – Lagos e Faro – Vila Real de Santo António. No troço já eletrificado, entre Tunes e Faro, será necessário executar trabalhos essenciais e de ligação à eletrificação dos troços adjacentes, tendo em vista a sua integração num único sistema (Linha do Algarve) com as necessárias compatibilizações.
 
Esta intervenção permitirá a utilização de tração elétrica, potenciando a redução dos tempos de percurso. 
 
Grosso modo, este projeto de investimento visa a redução do tempo de viagem e a melhoria das condições de exploração e operação ferroviárias e constituirá um relevante impulso ao desenvolvimento socioeconómico da região Algarvia, nomeadamente no setor do Turismo.
 
 
Este Projeto compreende:
 
Eletrificação do troço Tunes - Lagos (46 km);
Eletrificação do troço Faro – Vila Real de Santo António (56 km);
Trabalhos acessórios para garantir as condições de eletrificação;
Nova Subestação de Tração (SST) para o troço Faro – Vila Real de Santo António;
Ampliação da SST de Tunes para alimentação do troço Tunes - Lagos;
Implementação do Retorno de Corrente e Terras de Proteção;
Adaptação da Sinalização e Telecomunicações.
 
 
 
2. Ponto de situação do projeto | Colaboração da Infraestruturas de Portugal 

> A empreitada de Eletrificação do troço da Linha do Algarve entre Faro e Vila Real de Santo António está na fase de contratação.

> A empreitada de Eletrificação do troço da Linha do Algarve entre Tunes e Lagos está em fase de Lançamento de Concurso, estando a aguardar a autorização da Tutela para efetuar estas despesas plurianuais.

> A Infraestruturas de Portugal vai lançar as empreitadas de Construção da nova SST (Subestação de Tração Elétrica) em Olhão e da Ampliação da SST de Tunes, estando a aguardar a autorização da Tutela para efetuar estas despesas plurianuais.

> Serão ainda lançados os trabalhos de adaptação da sinalização existente à nova eletrificação.

 
3. Apoio do COMPETE 2020 

Trata-se de um projeto promovido pela Infraestruturas de Portugal e cofinanciado pelo COMPETE 2020, no âmbito do Eixo Prioritário IV, ao abrigo do Aviso 04/RAIT/2016, envolvendo um investimento elegível de 57,3 milhões de euros, o que resultou num incentivo FEDER de 48,7 milhões de euros.

 

4. Links

Infraestruturas de Portugal | Website | Linkedin 

11/06/2021 , Por Cátia Silva Pinto
Portugal 2020
COMPETE 2020
União Europeia