Ana Dias: 'trabalho para resolver problemas e para dar resposta a necessidades reais de pessoas concretas'

O Instituto Nacional de Medicina Legal e Ciências Forenses é o Laboratório do Estado com funções periciais, médico-legais e forenses que atua no âmbito da administração da justiça. Trabalha-se a procura da prova ? Um trabalho científico e meticuloso?
O Instituto é um aliado indispensável na administração da justiça e os trabalhadores desta casa orgulham-se do seu contributo para um sistema de justiça cada vez mais célere e respeitado. O prestigio de que o Instituto goza junto dos parceiros assenta na credibilidade cientifica e profissional dos seus  profissionais, todos e cada um desempenham o seu trabalho com a  máxima seriedade pessoal, rigor técnico e isenção profissional.
 
O que a deixa mais orgulhosa neste trabalho?

Muito embora à primeira vista pareça um trabalho muito distante das necessidades diárias das pessoas, na realidade não é. O meu trabalho é criar condições e resolver problemas para dar resposta a necessidades reais de pessoas concretas. No caso particular da medicina legal, com uma carga emocional acrescida.

 
Qual foi o momento mais emocionante no seu trajeto profissional?
A resolução de problemas das listas de espera cirúrgicas - melhorar a vida das pessoas faz-nos sentir muito bem.
 
E qual foi o obstáculo mais interessante de superar?
Por estranho e insignificante que pareça,  obstáculo mais interessante da minha vida profissional foi gerir e manter uma página de internet. Quem me conhece sabe que é algo que não lido com facilidade. Muitas vezes aprendemos e ganhamos mais com as dificuldades e os obstáculos do que com uma vida fácil e sem problemas.
 
E Gerir o tempo? Qual o segredo?
Acho que não é fácil e não há segredos. De qualquer modo, não posso dizer que tenha muitas dificuldades a gerir o tempo, sou pouco dotada e até inábil para a pequena conversa e muito direta e objectiva. A (única) parte boa desta espécie de incapacidade social é que se ganha muito tempo.
 
O Instituto Nacional de Medicina Legal aposta na transformação digital e tem projetos apoiados por os Fundos da União Europeia … fizeram a diferença ?
Os fundos europeus não são só o dinheiro, os fundos são um mundo de oportunidades e de desafios. Para além da possibilidade de adquirir equipamento e software que de outro modo não seria tão rapidamente conseguido, há o impacto sobre a organização. No caso do Instituto de Medicina Legal, permitiu-nos  reformular  os nossos processos  de comunicação internos (intranet, por ex.) e externos. Os serviços tiveram de se adaptar a estas novas exigências segundo princípios de um funcionamento mais virtuoso e virtual, que é ao fim e ao cabo o caminho da modernização e do  desenvolvimento.

 

05/03/2020 , Por COMPETE 2020
Portugal 2020
COMPETE 2020
Europa