INL: Laboratório Ibérico Internacional de Nanotecnologia

O Laboratório Ibérico Internacional de Nanotecnologia , INL é uma organização intergovernamental criada para fomentar a investigação interdisciplinar em Nanotecnologia e Nanociência.

Com o objetivo de se tornar uma parte vital da ciência europeia, o INL oferece um ambiente de investigação em alta tecnologia, sobre desafios em nanomedicina, nanotecnologia aplicada à nanoeletrônica ambiental e de controlo alimentar e nanomáquinas e manipulação molecular em nanoescala.

O Laboratório Internacional de Nanotecnologia (INL) foi instalado em Braga, Portugal.

O Laboratório foi concebido para:

  • Assegurar a excelência da investigação de classe mundial em todas as áreas de atividade

  • Desenvolver parcerias com a indústria e promover a transferência de conhecimento gerador de valor económico e emprego

  • Formar investigadores e contribuir para o desenvolvimento de uma força de trabalho qualificada para a indústria da nanotecnologia

  • Levantamento, prevenção e redução dos riscos da nanotecnologia

     

O INL procura fortes colaborações com parceiros industriais e instituições de investigação académica, através de uma participação vigorosa em programas de investigação internacionais.

O INL define um claro exemplo de um novo tipo de colaboração de investigação entre membros da União Europeia e promove a cooperação internacional com outras regiões, ou seja, América do Norte, América Latina e alguns países da Ásia.

 

O INL é beneficiário de projetos apoiados pelos Programas Operacionais Regionais e pelo Compete 2020, assim como colabora em projetos de  Investigação e Desenvolvimento Tecnológico como co-promotor. Exemplo disso é o projeto mobilizador dinamizado pela TEKEVER onde o INL é parceiro: INFANTE: Satélite para aplicações marítimas e comunicações a partir de constelações

01/03/2019 , Por COMPETE 2020