Baterias 2030: Produção, armazenamento e gestão sustentável de energia

Leia a entrevista de Susana Braga, administradora da DST Solar e fique a conhecer o projeto Baterias 2030, cofinanciado pelo COMPETE 2020, que alavanca a ciência e a tecnologia em torno da temática da produção, armazenamento e gestão sustentável de energia. 
 
 
1. Síntese
 
Cofinanciado pelo COMPETE 2020, o projeto Baterias 2030 está alicerçado nos guias estratégicos nacional e europeu para a descarbonização das cidades, integração de energias renováveis e mobilidade elétrica, propondo o desenvolvimento das baterias do futuro, catalisadores da produção elétrica descentralizada sustentável e autossuficiente.
 
Fique a conhecer um pouco melhor este projeto que alavanca a ciência e a tecnologia em torno da temática da produção, armazenamento e gestão sustentável de energia na entrevista infra.
 
 
2. Entrevista | Susana Braga, administradora da DST Solar
 
Como nasceu o projeto? Quais foram as principais motivações?
 
O projeto nasceu de um desafio colocado aos parceiros industriais por vários parceiros ENESI para nos mobilizarmos a trabalhar na área das baterias e da sua utilização. O líder científico INL, juntou-se à dst solar, e juntamente com os demais parceiros perceberam que existiam já em 2018-2019 alguns dos desafios que a Europa está agora a enfrentar. Alguns destes desafios que estamos a trabalhar no projeto são complementares à área das baterias: tecnologias de gases renováveis incluindo produção e armazenamento de hidrogénio; reciclagem e segunda vida de baterias de ião de lítio; novas tecnologias de baterias incluindo próxima geração de baterias de ião de lítio, supercondensadores assimétricos e baterias de escoamento; comunidades de energia e sistemas de geração de eletricidade em meio urbano. 
Susana Braga | Administradora da DST Solar
 
 
O que considera ser o elemento diferenciador?
 
O facto de estarmos num projeto mobilizador onde há uma massa crítica suficiente de parceiros a trabalhar todos na área da integração de baterias em meio urbano e que valorizam vários tipos de tecnologias tem permitido ganhos cruzados que noutro tipo de projeto seria difícil de alcançar.
 
 
 
De entre os resultados alcançados, há algum que gostaria de destacar?
 
O principal resultado do projeto passa pela criação de um 'Laboratório Vivo', que deverá estar implementado no segundo semestre do próximo ano, e ficará localizado no Edifício Gnration e áreas adjacentes, no centro de Braga. Conjugará perto de 30 novas tecnologias, disruptivas, que estão a ser desenvolvidas no âmbito do Baterias 2030. Estas tecnologias visam contribuir para a criação de um novo modelo de produção, armazenamento e gestão da energia, tendo por base fontes ecológicas e renováveis.
 
O ‘Laboratório Vivo’ terá assim, entre outros elementos, baterias 2nd life e de escoamento, uma central fotovoltaica, pavimento termoelétrico, luminárias com produção eólica, eletrolisador e carregador para mobilidade elétrica. Assente numa microrede hipocarbónica, esta comunidade energética irá promover “a substituição do consumo de combustíveis fósseis” e “a redução de CO2 no espaço urbano", referem os responsáveis do novo espaço.
 
 
Pretende-se que este seja um “exemplo para o futuro” e que demonstre a necessária transição de um modelo de produção centralizada, transporte e distribuição, para um modelo de produção junto aos locais de consumo, evidencia o consórcio.
 
 
Qual tem sido a mais-valia do COMPETE 2020 no desenvolvimento do projeto?
 
O apoio do COMPETE 2020 é essencial para alavancar a inovação tecnológica, nomeadamente em projetos desta dimensão, de modo a catapultar os resultados de investigação científica / académica para os mercados alvo, com novos produtos / tecnologia de elevado valor acrescentado. 
 
 
 
 
3. Apoio do COMPETE 2020 
 
O projeto conta com o apoio do COMPETE 2020 no âmbito do Sistemas de Incentivos à Investigação e Desenvolvimento Tecnológico (Programas Mobilizadores), envolvendo um investimento elegível de 8,1 milhões de euros, o que resultou num incentivo FEDER de cerca de 5,3 milhões de euros.

 

4. Links

Artigo “Baterias 2030: Projeto nacional investe em formas alternativas de gestão de energia“ 

Projeto Baterias 2030 | Website 

DST Solar | Website 

 

 

16/09/2022 , Por Cátia Silva Pinto
Portugal 2020
COMPETE 2020
União Europeia