Monumental Palace Hotel um emblemático hotel de luxo na cidade do Porto

 

O emblemático palacete construído em meados do  Séc. XX, outrora a Pensão Monumental, fica situado na Avenida dos Aliados no Porto e vai ser alvo de um ambicioso projeto de requalificação hoteleira.  

O dono da Douro Azul é o atual proprietário do edifício e reitera o desejo de transformar o Monumental Palace Hotel no mais emblemático hotel de luxo da cidade do Porto.

 

 

Apoio do COMPETE 2020

Apoiado pelo COMPETE 2020 no âmbito do Sistema de Incentivos à Inovação Empresarial, através da Medida de Inovação - Produtiva, o projeto “Monumental Palace Hotel” envolverá um investimento elegível de 9,9 milhões de euros e um incentivo FEDER de 4,3 milhões de euros.

 

Ligação do passado ao futuro

 Este projeto, é a criação reinventada de uma unidade hoteleira, recorrendo ao processo de requalificação e recuperação do histórico e carismático Monumental, considerado de interesse público no que concerne à classificação cultural do imóvel. A construção do edifício remonta à década de 20, e iniciou a sua atividade hoteleira com a Pensão Monumental. Na década seguinte, foi a vez da inauguração do Café Monumental, considerado na época como o melhor da Península Ibérica. 

 

 

Anuncio publicitário da Pensão Monumental no ano de 1935

 

Nesta ambiciosa requalificação, floresce um novo conceito turístico na cidade, onde a experiência histórica de elevada autenticidade de um edifício clássico dos anos 20, se alia, à qualidade e ao conforto caraterísticos dos mais modernos e luxuosos empreendimentos turísticos, perspetivando a disponibilização de uma oferta de excelência e elevado nível de conforto e de serviço ao cliente, por via de um conjunto de atividades complementares num mesmo espaço físico, que agrega uma elevada componente cultural e histórica da cidade, apelando assim, a um segmento de mercado de elevada exigência.

Deste modo, o Monumental Palace Hotel irá ocupar uma posição cimeira face à oferta hoteleira existente na cidade e no país, conquistando novos turistas, atraídos pelo conceito de serviço hoteleiro desenhado e que alia a autenticidade de uma experiência histórica, com a máxima qualidade, conforto e luxo, respondendo às atuais tendências de procura. É como reavivar o glamour da alta sociedade portuense e espanhola que frequentava o espaço no passado, luxuosamente decorado com grandes espelhos, vitrais e madeiras trabalhadas.

E, tal como nessa época, não faltará luxo ao novo Monumental Palace Hotel, onde nada será deixado ao acaso, desde a reabilitação, a cargo da Rodapé Arquitetos, à decoração de interiores, da responsabilidade da dupla Artur Miranda e Jacques Bec, da OitoemPonto que, pela primeira vez, executam de raiz a arquitetura de interiores de uma unidade hoteleira. 

O hotel contará com 78 quartos (os que estão situados na frente do edifício terão um pé direito superior a quatro metros de altura), spa, piscina interior, ginásio, um restaurante com influências das brasseries da década de 30, um bar americain, sala de leitura e uma loja com montra para a Avenida. Ainda num prédio localizado nas traseiras, na Rua do Almada, serão construídos 20 apartamentos turísticos. 

Mário Ferreira pretende ainda, oferecer ao público os acordes de um quarteto ou quinteto de jazz residente, à semelhança de outros tempos, em que ali tocavam em permanência duas orquestras de jazz e de música clássica.

 

 

Fontes: Jornal Expresso e Público.

30/08/2016 , Por Vanda Cardoso Pinheiro