RREDUCE: Reuse and Recycling in an Integrated Circular Process

Enquadramento

Os materiais plásticos revolucionaram o nosso quotidiano, sob as mais diversas formas e funções, trazendo muitos benefícios à sociedade. A excelente relação entre custo e propriedades, a facilidade de processamento e versatilidade, impulsionou a introdução destes materiais em múltiplas aplicações de uso comum e de engenharia. Com o desenvolvimento científico e tecnológico, os materiais plásticos têm vindo a desempenhar um papel cada vez mais preponderante e sofisticado em diversas áreas, nomeadamente na medicina, aeronáutica, militar, automóvel, alimentar, farmacêutico, entre outros.

No entanto, o modelo económico atual tem como base o conceito de linearidade dos recursos naturais, e é promovido pela exploração contínua e insustentável destes recursos que são transformados em produtos, consumidos e descartados. É um modelo que não considera a finitude dos recursos naturais e que contraria o modelo circular que se encontra presente na natureza, na qual tudo se transforma e regenera.

Os “plásticos de uso único”, comummente utilizados no fabrico de embalagens, são os que geram maiores preocupações, uma vez que representam um terço da produção dos plásticos, e apresentam um ciclo de vida muito curto e se transformam facilmente em resíduos. Por estas razões, no final de 2015, a Comissão Europeia adotou um Plano de Ação para a Economia Circular, no qual os plásticos foram identificados como uma temática prioritária.

A substituição do conceito de fim-de-vida presente na economia linear por fluxos circulares impulsionará a criação de novos empregos, assim como contribuirá para oportunidades de inovação tecnológica, para a implementação de uma economia moderna e hipocarbónica.

 

O Projeto

Um dos principais objetivos do projeto RREDUCE visa a recuperação, reintegração e reciclagem contínua de matérias-primas secundárias (“resíduos industriais”), provenientes da produção de embalagens farmacêuticas, por extrusão- e injeção-sopro.

No âmbito deste projeto, a Neutroplast implementará um plano de ação inovador assente no desenvolvimento sustentável e competitivo de embalagens farmacêuticas, alimentares e/ou cosméticas com o objetivo máximo do conceito “resíduo zero”. Todos os recursos considerados até agora como “resíduos industriais” serão reciclados e reintegrados nas linhas produtivas de embalagens, através de, por exemplo, processos de co-extrusão, com redução ou eliminação do desperdício de matérias-primas virgens. O INEGI desempenhará um papel preponderante no desenvolvimento de novos compounds através de reciclagem mecânica (secundária), com o objetivo de assegurar uma adequada homogeneização da mistura e dispersão dos aditivos a serem incorporados.

Foram identificados diversos desafios tecnológicos e científicos para o desenvolvimento destes novos materiais para que apresentem a qualidade e o desempenho adequado, de acordo com as especificações do setor farmacêutico ou alimentar. Estes desafios estão relacionados com a proveniência do material a reciclar e a necessidade de se obter maior durabilidade e um maior ciclo de vida, potenciando o seu reprocessamento cíclico (reciclagem) sem perda significativa das suas propriedades finais ou funcionalidade.

Adicionalmente, um dos maiores desafios a serem implementados no projeto RREDUCE visa a recuperação, separação, pré-processo (lavagem, moagem e secagem) e reciclagem de “resíduos industriais externos”, provenientes de outros agentes económicos do setor das embalagens plásticas. Será seguida uma nova abordagem coletiva e colaborativa para a transferência de matérias-primas hoje vendidas para produtos de fim de ciclo de vida, para produtos de maior valor acrescentado, que posteriormente poderão ser reciclados e reincorporado. A mistura de múltiplos grades de material, minimização de perda de funcionalidade e as contaminações cruzadas durante o ciclo de vida completo das embalagens (desde a sua utilização até à sua recuperação e reprocessamento) são alguns dos desafios da reciclagem dos materiais plásticos, embora sejam também excelentes oportunidades para a investigação e inovação.

Adicionalmente, todo o ciclo de vida relativo ao desenvolvimento de novas embalagens farmacêuticas, alimentares e cosméticas com base em materiais relacionados será analisado. A análise de ciclo de vida (Life cycle assessement, LCA) dos materiais desenvolvidos no âmbito do projeto RREDUCE será comparada com a LCA dos materiais tradicionalmente fabricados (economia linear), abrangendo todos os processos desde a extração dos recursos naturais até à gestão de resíduos e o seu destino final. A análise de custos de ciclo de vida (Life cycle cost, LCC) associados ao desenvolvimento dos produtos previstos no projeto, à otimização dos processos produtivos, à implementação de novos processos orientados à reciclagem, e às atividades relacionadas com a implementação de uma rede coletiva e colaborativa para partilha de recursos, serão também quantificados.

O Apoio do COMPETE 2020

O projeto conta com o apoio do COMPETE 2020 no âmbito do Sistemas de Incentivos à Investigação e Desenvolvimento Tecnológico (Copromoção), envolvendo um investimento elegível de um milhão de euros o que resultou num incentivo FEDER de cerca de 761 mil euros.

Links

Neutroplast: Website | Facebook | Linkedin

INEGI: Website | Facebook | Linkedin | Twitter

16/06/2021 , Por Miguel Freitas
Portugal 2020
COMPETE 2020
Europa