German Design Awards: Portugal recebeu 18 distinções pelo design nacional

Vista Alegre, APICER e Mesa Ceramics viram o seu trabalho reconhecido no German Design Awards ao terem recebido, respetivamente, um Prémio na categoria “Excellent Product Design” e duas Menções Honrosas pelo projeto “Portugal Ceramics”, na categoria “Excellent Communication” e pela coleção Natura Yuki, na categoria “Excellent Product DesignTabletop”.  

 
Recentemente duas empresas e uma associação portuguesas viram o seu trabalho reconhecido num prestigiado prémio internacional atribuído pelo German Design Council: o German Design Award 2023.
 
As candidaturas foram apreciadas por um júri internacional composto por especialistas de renome de todas as disciplinas do design. O seu julgamento é inestimável pelo que um prémio – quer seja “Special Mention”, “Winner” ou “Gold” – dá visibilidade e abre caminho para uma preciosa rede internacional de designers e empresas.
 
Consequentemente, e para de alguma forma demonstrarmos o nosso orgulho e destacarmos este feito, dedicamos a newsletter semanal do Programa a empresas portuguesas e projetos que tiveram apoio de Fundos Comunitários através do COMPETE 2020 e que arrecadaram Prémios ou Menções Honrosas em diversas categorias. 
 
 
1. Enquadramento do Prémio
 
Portugal está de parabéns pois recebeu 18 distinções pelo design nacional na mais recente edição dos German Design Awards, num total de mais de 4.200 produtos a concurso, oriundos de 57 países diferentes. Os restantes 14 prémios são Menções Honrosas (Special Mention).
 
Dos prémios atribuídos a propostas portuguesas, merecem distinção a atribuição:
 
> Do Prémio à Vista Alegre pelo projeto Circle, Design do VA Studio na categoria “Excellent Product Design”. 
> Da Menção Honrosa à APICER pelo projeto “Portugal Ceramics”, da Super Brand Consultants na categoria “Excellent Communication”.
> Da Menção Honrosa à Mesa Ceramics pela coleção Natura Yuki, na categoria “Excellent Product DesignTabletop”.
 
Os artigos premiados estarão em exposição no Museum für Angewandte Kunst, em Franfurt.
Até ao dia 27 de janeiro decorre o “Public Choice Award”, que permite ao público fazer a sua própria escolha. Para votar, visite esta página.
 
Os resultados serão conhecidos no dia 3 de fevereiro, juntamente com os resultados do concurso ‘Personalidade do Ano’ e ‘German Design Award – Newcomer’.
 
 
 
2. Sobre os Projetos & COMPETE 2020
 
> Vista Alegre
 
A Vista Alegre recebeu um Prémio pelo projeto Circle, Design do VA Studio na categoria “Excellent Product Design

Fundada em 1824, em Aveiro, esta empresa dedicou-se a duas especialidades: a cerâmica e o vidro e o seu legado reside numa constante aposta na inovação, mantendo as técnicas manuais do passado. O projeto DecorGlass é exemplo disso, ao visar maximizar a produção, o uso e a exploração do conhecimento em novos materiais manufaturados com vista à valorização de produtos com aplicações, tanto nas indústrias tradicionais, como nas indústrias intensivas em tecnologia. 

Saiba mais sobre esta empresa e alguns dos projetos cofinanciados na entrevista 
 

> Portugal Ceramics 

Portugal Ceramics recebeu uma Menção Honrosa nos German Design Awards na categoria “Excellent Communication”, um projeto promovido pela APICER com o cofinanciamento do COMPETE 2020. 

Este projeto visa a criação de uma marca que apoie a internacionalização da cerâmica utilitária e decorativa e de acabamentos, de forma a comunicar um posicionamento que seja distintivo e relevante tendo em vista o aumento da notoriedade e competitividade do setor, contribuindo para o aumento das suas exportações.

O plano de ativação é composto por três categorias principais:
  1. Feiras e Exposições.
  2. Missões Empresariais.
  3. Comunicação da Marca 
Saiba mais sobre a APICER e alguns dos projetos cofinanciados pelo COMPETE 2020 no link e no artigo Ceramics Portugal Does It Better
 
 
> Mesa Ceramics 
 
A Mesa Ceramics recebeu uma Menção Honrosa nos German Design Awards 2023 pela coleção Natura Yuki, na categoria “Excellent Product DesignTabletop”. 
 
 
Saiba mais sobre esta empresa e alguns dos projetos cofinanciados pelo COMPETE 2020 no artigo Mesa Uno: Design português reconhecido pelos German Design Awards  
 
 
3. Links
 

 

06/01/2023 , Por Cátia Silva Pinto
COMPETE 2020