Primeira edição do Concurso de Projetos de Computação Avançada

Estão abertas as candidaturas à 1ª edição do Concurso de Projetos de Computação Avançada, lançado pela Fundação para a Ciência e Tecnologia (FCT) através da sua Unidade de Computação Científica Nacional (FCCN).

Esta iniciativa, cujas candidaturas para o primeiro lote de propostas decorrem até 14 de setembro, vai assegurar a disponibilização de recursos computacionais, com cerca de 27 milhões de core.horas*, em plataformas nacionais, inseridas na Rede Nacional de Computação Avançada (RNCA).

*core.horas é a medida que se refere ao número de unidades de processamento - núcleo ou core em inglês - usadas para executar uma simulação, multiplicado pela duração da tarefa em horas – 1 core.hora corresponde à utilização de um core por um período de uma hora.

O concurso surge como uma atividade promotora de Projetos de Computação Avançada, em todas as áreas, que serão suportados tecnologicamente via RNCA, com a oferta dos recursos: High Performance computing (HPC), High Throughput computing (HTC) e Cloud Computing.

Estarão disponíveis duas modalidades de acesso: o A1 – Acesso Preparatório, recomendado a todos os projetos científicos e de inovação sem experiência prévia em HPC ou HTC e/ou sem histórico de utilização nos recursos computacionais da RNCA, com um limite de 50 000 core.horas ou vCPU_core.horas; e o A2 – Acesso Projeto, que se destina à utilização de recursos HPC, HTC ou Cloud Computing, para projetos com maior dimensão que 50.000 core.horas ou vCPU.horas até a um limite máximo de 3.000.000 core.horas ou vCPU.horas.

Esta primeira edição está enquadrada no Portugal INCoDe.2030, nomeadamente no Eixo 5 – Investigação e destina-se, individualmente ou em copromoção, a instituições do ensino superior e aos seus institutos e unidades de Investigação e Desenvolvimento.

Os projetos de computação avançada, de diferentes áreas científicas, vão assim poder ajudar a reforçar as competências de investigação das organizações portuguesas, contribuindo para a transferência de conhecimento e o aumento da competitividade de Portugal na ciência e na tecnologia.

Consulte todas as informações sobre este concurso no site da FCT: https://www.fct.pt/apoios/Computacao/index.phtml.pt

31/08/2020 , Por Pedro Neves