Ethical Meat - Vencedor do Prémio Empreendedorismo e Inovação Crédito Agrícola 2022 na categoria Alimentação, Nutrição e Saúde.

Enquadramento do Prémio

O Prémio Empreendedorismo e Inovação Crédito Agrícola 2022 é a nona edição de um concurso promovido pelo CRÉDITO AGRÍCOLA e a P-BIO – Associação Portuguesa de Bioindústria que visa contribuir para a disseminação de uma cultura de empreendedorismo e inovação nos sectores agrícola, agro-industrial e florestal em Portugal.

O Concurso tem como objetivo, selecionar, divulgar e premiar projetos de carácter inovador, sendo atribuídos prémios aos projetos que se destacaram nas seguintes categorias:

- Digitalização e Automação

- Economia Circular e Biotecnologia Sustentável

- Alimentação, Nutrição e Saúde

- Promoção da Inovação

Na categoria Alimentação, Nutrição e Saúde, o prémio foi atribuído a um projeto cofinanciado pelo COMPETE 2020, o Ethical Meat, que visa o desenvolvimento de metodologias e processos inovadores em todas as fases da cadeia de produção de carne - do “prado ao prato”, promovendo a eficiência na criação de bovinos, maior qualidade da carne e produção mais sustentável.

O projeto Ethical Meat

O projeto Ethical Meat - Sistema Integrado de Produção Sustentável de Carne – é promovido pela empresa Monte do Pasto, líder na criação de gado bovino ao ar livre, localizado no Baixo Alentejo, e desenvolvido em parceria com equipas das Universidades de Évora e da Universidade do Minho e cofinanciado pelo COMPETE 2020.

O projeto materializa a iniciativa estratégica da União Europeia – ‘Do Prado ao Prato’ – para a transição para um sistema alimentar mais saudável, seguro e sustentável ao longo da cadeia alimentar.

As principais inovações do projeto prendem-se com o facto de irem ser testados pela primeira vez, em conjunto, um leque de fatores de melhoria do bem-estar animal, associados à monitorização e quantificação dos seus efeitos em vários parâmetros relevantes relacionados com o bem-estar animal, facilitando o controlo das operações em toda a fileira.

Em conjunto com a melhoria do processo de abate e processamento e embalagem da carne, esta será a base para o estabelecimento de um sistema de qualificação da carne obtida a partir dos animais criados daquela forma, pretendendo-se provar que esta carne terá parâmetros de qualidade acima da média, aos quais estão associados também compromissos de ética no maneio animal e de ética na aplicação das soluções ambientalmente e economicamente mais sustentáveis.

Link para a notícia sobre o projeto que fez parte da Newsletter 376

05/01/2023 , Por Miguel Freitas
Portugal 2020
COMPETE 2020
Europa