LaTCh II: Lightweight Thermoplastic Composites II

Enquadramento

O projeto LaTCh II: Lightweight Thermoplastic Composites II visa dar continuidade ao projeto LaTCh: Lightweight Thermoplastic Composites apoiado pelo COMPETE – Programa Operacional Factores de Competitividade, mantendo o objetivo da exploração das tecnologias associadas aos compósitos de fibra continua e matriz termoplástica, como alternativa à estampagem dos metais.

Apresenta como objetivos principais a redução do número de operações necessárias à obtenção do componente final, perspetivando reduzir o número de equipamentos, ferramentas e recursos humanos enquanto prevê aumentar a complexidade da tipologia de produtos alvo pela integração de elementos/mecanismos metálicos (componentes híbridos).

Esta necessidade de redução do número de operações (identificada no projeto LaTCh) permitirá cadências maiores e custos previsivelmente bastante inferiores de produção de cada componente.

 

Projeto

O projeto LaTCh II irá permitir às empresas envolvidas produzir moldes altamente tecnológicos, de vanguarda a nível internacional, que permitirá competir no mercado global do automóvel e da aeronáutica e alicerçar a afirmação tecnológica de Portugal.

O projeto visa explorar uma nova tecnologia na área da transformação de compósitos de matriz termoplástica que será o principal motor da criação de novos produtos de valor acrescentado.

Sendo o setor automóvel o principal mercado alvo da tecnologia de estampagem a quente de compósitos de matriz termoplástica, devido às suas inerentes características favoráveis à aceitação deste tipo de tecnologia (cadências envolvidas, necessidade de redução de peso, necessidade de aposta na reciclabilidade, etc.), esta tecnologia é extensível a muitos outros sectores como o dos transportes em geral (aeronáutica, ferroviária e rodoviária), da eletrónica (encapsulamento de equipamentos), da segurança (escudos, coletes, capacetes), do desporto (capacetes, caneleiras, palmilhas, componentes para bicicletas, etc.), da medicina (próteses, cadeiras de rodas e outros equipamentos auxiliares), etc.

A natureza do projeto reforça a posição da Moliporex noutros setores, promovendo:

  • a diversificação da oferta por atividades económicas (eletrónica, medicina, automóvel, aeronáutica, etc.);
  • a proximidade ao cliente e às respetivas necessidades, reconhecendo-se a importância de diversificação das respetivas tipologias.

Existe também o reforço da colaboração com instituições académicas e de investigação e o aumento concomitante do investimento em I&D e inovação, em prol do desenvolvimento de soluções inovadoras e adequadas.

Em suma o projeto pretende acrescentar complexidade à componente técnica associada a estas tecnologias e simultaneamente ser capaz de o fazer a um custo efetivamente competitivo com a estampagem dos metais.

O consórcio espera que projeto venha a contribuir para uma mudança estratégica do setor, através da criação de produtos de valor acrescentado que pode oferecer vantagens competitivas, que é inovador, diferenciador, eficiente e ambientalmente sustentável.

 

Consórcio

O Projeto LaTCh II: Lightweight Thermoplastic Composites II é promovido pela Moliporex e tem como co-promotores:

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A CadFlow, fundada em Janeiro de 1998, tem como missão principal o fornecimento de soluções CAD/CAM/CAE/PLM à indústria, com especial ênfase nas indústrias de moldes, plásticos e ferramentas especiais, e indústria automóvel, acrescentando valor às soluções das suas representadas. No seu percurso dos seus 16 anos de actividade, desenvolveu software para dar resposta a problemas específicos da indústria (como software desenho 2D de moldes, pós-processadores CAM e optimizadores de percursos de ferramentas), e procurou parcerias para complementar a sua oferta, tais como software de controlo de produção, visualização, conversão de modelos, etc.

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O INEGI é uma Instituição de interface entre a Universidade e a Indústria vocacionada para a realização de Actividade de Inovação e Transferência de Tecnologia orientada para o tecido industrial. Nasceu em 1986 no seio do Departamento de Engenharia Mecânica e Gestão Industrial (DEMEGI) da Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto (FEUP). Com a figura jurídica de Associação Privada sem Fins Lucrativos e com o estatuto de «Utilidade Pública», assume-se como um agente ativo no desenvolvimento do tecido industrial Português e na transformação do modelo competitivo da indústria nacional. O INEGI possui um conjunto muito completo de meios para suportar a sua actividade.

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A empresa foi constituída em 19 de Janeiro de 1979, como sociedade por quotas, surgindo como continuação da actividade iniciada há mais de 40 anos pelo Sr. Manuel da Conceição Graça, tendo como actividades iniciais a reparação de automóveis e fabrico de carroçarias e cabinas para camiões. Em 1978, com o actual complexo industrial conseguiu um alargamento da actividade para o fabrico de peças estampadas (automóvel) e também o desenvolvimento de ferramentas de estampagem, com as certificações associadas a estas actividades. A MCG fornece produtos a mais de 25 clientes, numa base global desde OEM e 1stTier, sobretudo na área automóvel.


 

Apoio

O LaTCh II: Lightweight Thermoplastic Composites II conta com o cofinanciamento do COMPETE 2020 no âmbito do Sistema de Incentivos à I&DT na vertente de Co-promoção, com um Investimento de 1,282 mil euros o que resultou num Incentivo FEDER de 810 mil euros.

 

Empresa

A Moliporex é a empresa fundadora do Grupo VANGEST. Com mais de 20 anos de atividade no setor dos moldes especialmente no que se relacione com serviços de Engenharia e de Fabrico de Ferramentas para Injecção de Termoplásticos.

O sector automóvel, numa ótica de exportação, tem sido o seu principal mercado. Porém, o campo de abrangência da sua atuação tem-se vindo a ampliar de forma efetiva, sendo de salientar o seu envolvimento em projetos na área médica e a aposta estratégica no sector aeronáutico, entre outras áreas que emergem como promissoras no sector.

A MOLIPOREX assume o princípio de que ao produto fornecido, está sempre associado um serviço, incluindo-se neste conceito valores de competência, rigor e disponibilidade que estão sempre presentes no relacionamento com clientes, fornecedores e parceiros em geral.

 

21/10/2016 , Por Célia Pinto