Desafios 5.0: Para promover a geração de ideias inovadoras e criativas

Cofinanciado pelo COMPETE 2020, o projeto Desafios 5.0, desenhado pela AEP – Associação Empresarial de Portugal para promover o espírito empresarial do Norte e Centro do país, tem neste momento a decorrer, três ações com o objetivo de assegurar a geração de ideias inovadoras, promovendo empreendedorismo qualificado e criativo no âmbito dos desafios sociais e societais.
 
 
1. Projeto Desafios 5.0: Calls Abertas
 
O programa Desafios 5.0, desenhado pela AEP – Associação Empresarial de Portugal para promover o espírito empresarial do Norte e Centro do país, tem neste momento a decorrer, três ações com o objetivo de assegurar a geração de ideias inovadoras, promovendo empreendedorismo qualificado e criativo no âmbito dos desafios sociais e societais:
 
 
            1 - CALL FOR IDEAS: Destinada a ideias em fase embrionária, esta ação pretende identificar ideias, projetos e tecnologias mais promissoras em múltiplos contextos. As ideias aprovadas nesta convocatória serão selecionadas para o “Level UP – Programa de pré-aceleração de ideias de negócio”. Esta ação pretende ajudar o empreendedor a compreender melhor a dinâmica do seu negócio, dando início ao seu desenvolvimento, crescimento e posterior aceleração.
 
 
            2 - CALL FOR ACCELERATION: Destinada a startups em fase de constituição, ou mesmo a projetos/ideias que se encontrem numa fase mais desenvolvida, esta ação procura identificar os projetos e as tecnologias mais promissoras, em múltiplos contextos. As ideias aprovadas nesta convocatória serão selecionadas para a participação na “Rise UP – Programa de Capacitação/Aceleração”. Esta ação tem como objetivo preparar e capacitar empreendedores e startups em fase de pré constituição em áreas e qualificações específicas, com um acompanhamento diferenciado, incluindo uma componente de mentoria com players de relevo.
 
 
            3 - CALL FOR NEEDS: Destinada às empresas empreendedoras e com espírito de mudança. Esta ação pretende recolher manifestações de interesse de empresas e/ou empresários maduros, interessados em introduzir e/ou trabalhar processos de inovação. Esta ação desafia as empresas candidatas a participarem em atividades de matchmaking para a identificação e posterior parceria com empreendedores inovadores.
 
Luís Miguel Ribeiro | Presidente da AEP
 
O Presidente da AEP, Luís Miguel Ribeiro, justifica a aposta no empreendedorismo “pelo facto de os empreendedores de hoje serem os empresários de amanhã”, lembrando que atua “desde sempre” nesta área para “abrir espaço à conceção de projetos que facilitem a transformação de conhecimento em ideias de negócio”.
As candidaturas às três calls estão a decorrer até 31 de janeiro de 2022. Mais informações e inscrições em: https://desafios.aeportugal.pt/inscricoes/
 
2. Apoio do COMPETE 2020 
 
O projeto Desafios 5.0 é uma iniciativa da AEP cofinanciada pelo COMPETE 2020 no âmbito do Sistema de Apoio às Ações Coletivas (SIAC) e envolve um investimento elegível de 754 mil euros, o que resultou num incentivo FEDER de 641 mil euros. 
 
3. Links
 

10/12/2021 , Por Cátia Silva Pinto
Portugal 2020
COMPETE 2020