BIOPLASTIC 2.0

A UNITED BIOPOLYMERS, SA, é uma empresa de base tecnológica, recém-criada (fevereiro de 2015), localizada na Figueira da Foz, com atividade centrada no setor dos materiais bioplásticos. Na base da fundação da UNITED BIOPOLYMERS está já um trabalho longo de I&D em torno de um elemento fulcral para que a sua nova solução chegue ao mercado: uma tecnologia química fundamental para garantir a biodegradabilidade ao material compósito final.

A UNITED BIOPOLYMERS assume como missão proporcionar à sociedade uma utilização de plásticos que não cause danos ao planeta e ao ambiente. Nesse sentido, tem como visão tornar a BIOPAR Technology® a referência para a produção e inovação na área dos biopolímeros. O mercado dos bioplásticos tem apenas cerca de 10 anos e, para além da UNITED BIOPOLYMERS, somente 2 outras empresas no mundo desenvolvem bioplásticos à base de fécula: a Novamont S.p.A. e a BIOTECH GmbH & Co. 

Mas a solução da UNITED BIOPOLYMERS  apresenta várias vantagens em relação à concorrência, nomeadamente: aporta funcionalidades melhoradas,  em termos de uma maior suavidade de toque e um maior nível de transparência (que permite um maior leque de aplicações); os materiais incluem até 95% de recursos renováveis e podem ser 100% biodegradáveis; as emissões de CO2 baixam em mais de 50%.

O projeto BIOPLASTIC 2.0 vai reforçar as vantagens competitivas da empresa que se prendem com a exploração de uma tecnologia com um grau de inovação muito elevado (com impacto no mercado mundial), uma aplicabilidade muito diversa e que permitirá a produção de novos produtos (aparentemente iguais mas com propriedades absolutamente diferenciadas - veja-se o caso dos sacos de plástico convencionais com os biodegradáveis). 

O projeto , que consolida a missão da empresa concretiza-se  na transposição industrial duma tecnologia já testada em pequena escala, suportado por um modelo de negócio disruptivo  face aos atuais que promove uma aceleração brutal na adoção de soluções biodegradáveis, particularmente com destino final nas indústrias alimentares e grande distribuição, para a produção de produtos plásticos, diminuindo o impacto ambiental desses produtos.

Os bioplásticos são atualmente menos competitivos em termos de custo face aos produtos baseados em plástico convencional. Por essa via, sendo o seu âmbito de aplicação muito semelhante ao daqueles produtos, seria inviável a adoção de qualquer estratégia centrada em custos baixos, pelo que a aposta da empresa é o foco na diferenciação do produto, com vantagens competitivas à escala mundial.

Os bioplásticos, e a tecnologia BIOPAR em particular, conseguirão atualmente substituir o plástico convencional em cerca de 90% das suas aplicações, isto é, o seu âmbito de aplicação é muitíssimo largo. Tal, não significa que os bioplásticos venham efetivamente a substituir os plásticos convencionais na medida em que a procura por produtos de plástico é tão dinâmica que admite o desenvolvimento de dois mercados de produtos substitutos (e ao mesmo tempo complementares) em paralelo.

A competitividade das bioindústrias apenas se fomenta através do desenvolvimento de projetos com elevada intensidade tecnológica e aposta na diferenciação, cujos resultados/produtos sejam amplamente utilizados no quotidiano das populações. É neste contexto que se enquadra o projeto  BIOPLASTIC 2.0, um projeto cheio de externalidades positivas em termos económicos e ambientais que responde de forma efetiva ao desafio societal da melhor utilização e gestão dos resíduos, contribuindo para o fomento da economia circular e minimizando a contaminação do ambiente provocada pela colocação de resíduos/lixos tóxicos.

 

Apoio COMPETE 2020

O projeto conta com o apoio do COMPETE 2020 no âmbito do Sistema de Incentivos à Inovação, envolvendo um investimento elegível de 4,4 milhões de euros o que resultou num incentivo FEDER de 3,3 milhões de euros.

06/02/2018 , Por Miguel Freitas
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