Link Me Up - 1000 ideias - Sistema de Apoio à co-criação de inovação, criatividade e empreendedorismo

Susana Rodrigues, Professora Coordenadora no Politécnico de Leiria e responsável pela coordenação do Link Me Up - 1000 Ideias, falou ao COMPETE 2020 sobre o que o projeto irá proporcionar à comunidade empresarial, aos politécnicos, aos estudantes do ensino superior e/ou empreendedores e muito mais:

 

Susana Rodrigues | Responsável pela Coordenação do Link Me Up
 

“A aprovação do Link Me Up 1000 ideias, por parte do COMPETE 2020 veio permitir:

- O reforço da interação com a comunidade empresarial e/ou organizacional através da participação das Microempresas, PME, Associações Empresariais, Organizações e Entidades sem fins lucrativos nos processos de co-criação de inovação e empreendedorismo;

- A capacitação de jovens estudantes do ensino superior e/ou empreendedores no processo de criação de ideias e de co-criação de inovação para a melhoria da qualidade do emprego e criação do próprio negócio ou para a criação de novos, ou significativamente melhorados, produtos, processos e serviços;

- A criação de valor e aumento da competitividade dos territórios de atuação dos 13 politécnicos através do estímulo à criação de ideias, co-criação de inovação e do empreendedorismo de qualidade;

- A dinamização de um ecossistema de empreendedorismo para o desenvolvimento económico e social de cada território através da criação de emprego por conta própria, empreendedorismo e criação de empresas;

- O envolvimento diversificado de empresas e de setores com potencial de interação e criação de valor diferenciado;

- O acesso a redes internacionais com a possibilidade de envolvimento de empresas e de estudantes internacionais no processo de co-criação de inovação, potenciando oportunidades de contactos internacionais e promovendo a mobilidade laboral;

- A aceleração dos processos de inovação através da aprendizagem e reforço da capacidade de I&D em rede, dos 13 politécnicos;

- A transferência de conhecimento de co-criação de inovação de territórios com maior dinamismo empresarial para territórios de baixa densidade.

No cumprimento dos objetivos, o projeto Link Me Up – 1000 ideias, pretende contribuir para desenvolvimento do território regional e nacional através do apoio de 1000 ideias, da criação de 50 empresas, da obtenção de 75% dos jovens do ensino superior que participaram e identificam estar mais capacitados, da obtenção de 75%  de jovens/empreendedores que dizem estar mais capacitados para criarem o próprio emprego, do desenvolvimento de 103.653 ações dirigidas a jovens, do envolvimento de 14.514 estudantes e identificar 63 jovens/empreendedores abrangidos no âmbito das ações do projeto, que pretendam criar o próprio emprego.”

 

A realidade visada com o projeto Link Me Up - 1000 Ideias, insere-se no contexto do empreendedorismo e de iniciativas de criatividade e de co-criação no Ensino Superior Politécnico em Portugal. Este projeto foi desenhado em co-promoção, considerando o potencial de sinergia, de recursos e experiências entre 13 politécnicos e as suas respetivas regiões, em significativa representatividade de todo o país. Acredita-se que a diversidade de experiências é uma oportunidade de aprendizagem e partilha de boas práticas. Os estudantes e empresas que participarão no projeto beneficiarão da rede de contactos e de uma valência multidisciplinar de competências, capaz de dar resposta em todas as áreas técnicas e científicas que possam ter necessidade de suporte.

Os processos de co-criação e a capacitação para o empreendedorismo são uma ferramenta de aprendizagem, de inovação e de ligação ao tecido empresarial. Esta abordagem promove a concretização de parcerias entre entidades de ensino superior politécnico com microempresas, PME, associações empresariais, organizações, entidades sem fins lucrativos nacionais e permitem o alargamento a outras empresas internacionais, seja com o empreendedorismo de jovens do ensino superior, ou em projetos de cooperação ao nível de investigação e transferência de conhecimento. Alavanca também, a implementação de práticas pedagógicas e formativas inovadoras no contexto de cocriação.

O presente projeto pretende dar resposta aos desafios atuais e societais através da criação de ecossistemas empreendedores; da capacitação de jovens estudantes e/ou empreendedores para a criação de emprego por conta própria, para o empreendedorismo de qualidade, para a criação de micro, pequenas e médias empresas inovadoras, para a sustentabilidade e qualidade do emprego, visando não só competitividade das empresas criadas, mas também o prolongamento do seu tempo de vida útil.

O projeto, assente numa rede nacional constituída por 13 parceiros, irá apresentar ganhos a alcançar através das sinergias criadas entre as instituições, assim como pela partilha de experiências, recursos e valências, permitindo criar um ecossistema facilitador da atividade empreendedora. Irá igualmente permitir fortalecer a capacitação do espírito empresarial enquanto agentes de promoção de iniciativas de deteção, estímulo e apoio ao empreendedorismo. E desencadeará a dinamização de ações para a promoção de novas ideias e a disponibilização de equipas para acompanhar essas ações através da mentoria e coaching.

É objetivo central do projeto Link Me Up - 1000 Ideias, reforçar a cooperação entre os Politécnicos portugueses enquanto agentes de promoção do empreendedorismo qualificado, em co-criação de inovação com o meio empresarial e visando a geração de ideias inovadoras e a criação de novas empresas. O projeto pretende estimular o espírito empresarial através do desenvolvimento de iniciativas que impulsionem: a) a criação de ideias e planos de negócio; b) a co-criação de inovação baseadas em equipas multidisciplinares de Jovens estudantes e/ou empreendedores do Ensino Superior Politécnico em Portugal.

O Projeto promoverá o acompanhamento de 1000 iniciativas ligadas à criação de ideias e planos de negócio e ao processo de co-criação de inovação que serão desenvolvidos em contexto de co-criação com as empresas locais, nomeadamente start-ups recém-criadas, permitindo que possam ser também criados, ou significativamente melhorados, produtos, processos e serviços, dando resposta a desafios societais. O propósito é apoiar 400 ideias e planos de negócio e 600 projetos de co-criação de inovação.

O Apoio do COMPETE 2020

O projeto conta com o apoio do COMPETE 2020 no âmbito do Sistema de Apoio a Ações Coletivas, envolvendo um investimento elegível de 5,6 milhões de euros o que resultou num incentivo FSE de cerca de 4,7 milhões de euros.

04/05/2021 , Por Miguel Freitas
Portugal 2020
COMPETE 2020
Europa