Projeto BUPi - Balcão Único do Prédio vence prémio nos Portugal Digital Awards

Em declarações ao COMPETE 2020 2020, Sofia Carvalho, Vice-Presidente do IRN – Instituto dos Registos e do Notariado sintetizou o projeto BUPi - Balcão Único do Prédio, os seus objetivos e resultados, salientando a importância do apoio dos fundos comunitários para a sua concretização.

 

1. Síntese

Dado no território nacional haver várias propriedades cujos titulares, localizações e limites exatos são desconhecidos, o COMPETE 2020 cofinanciou o projeto BUPi – no âmbito do SATDAP– que visa ajudar o cidadão, de forma simples e gratuita, a identificar a localização e limites das suas propriedades, online ou através de uma rede de balcões.

De salientar que este projeto resulta da estreita colaboração e parceria entre diversas áreas da administração pública como justiça, finanças, ambiente e agricultura, o que contribuiu para o sucesso e reconhecimento nacional deste projeto.

Assim, no passado dia 9 de dezembro de 2019 o BUPi - Balcão Único do Prédio venceu o prémio Best Digital Transformation Project 2019, nos Portugal Digital Awards. Uma iniciativa que distingue os melhores projetos de transformação digital das organizações nacionais.

 

2. Sobre o projeto BUPi - Balcão Único do Prédio

No território nacional existe um conjunto de propriedades cujos titulares, localizações e limites exatos são desconhecidos. 

Os direitos do cidadão só ficam realmente protegidos quando a sua propriedade está registada na conservatória, porque só assim se garante que não existem dúvidas sobre quem é o proprietário. Mesmo quem tem as suas propriedades registadas deve complementar essa informação com a identificação da sua localização e limites no mapa digital, podendo ser feito online no site ou num balcão BUPi.

Em declarações ao COMPETE 2020 2020, Sofia Carvalho, Vice-Presidente do IRN – Instituto dos Registos e do Notariado sintetiza o projeto BUPi - Balcão Único do Prédio, os seus objetivos e resultados, salientando a importância do apoio dos fundos comunitários para a sua concretização.

"O Projeto BUPi tem como primeiro objetivo o conhecimento do território partindo da colaboração e partilha de informação entre várias áreas da administração pública central e local. A sua abrangência enquanto plataforma colaborativa, associada aos incentivos a proprietários, contribuiu para este desígnio. O projeto será em breve alargado a todo o território e, a médio e longo prazo, deverá incluir novas funcionalidades de modo a gerar valor económico a partir do território e das suas características, providenciando as ferramentas necessárias para a criação de conhecimento capaz de revitalizar as regiões interiores do território.

Para cumprir estes objetivos e satisfazer a necessidade de aumentar o ritmo de identificação da localização e limites das propriedades, foi criado o Laboratório BUPi. Esta ferramenta inovadora permitiu alcançar resultados impactantes: a distribuição da localização aproximada das matrizes no território, estimando um erro de localização, facilitando a sua identificação pelos donos de uma determinada área.

Tendo em conta os objetivos inicialmente delineados – a localização das matrizes, a identificação dos proprietários e o maior conhecimento possível do território – e dado o tempo e os meios disponibilizados, o apoio ao projeto através deste apoio financeiro é fundamental para alcançar estes resultados positivos. Aqui destaco, em particular, o reforço do desenvolvimento da componente de inteligência artificial para acelerar a identificação da localização provável das matrizes.

Foi possível localizar 100% das matrizes, identificar os respetivos proprietários e georreferenciar mais de 50% do território durante a fase piloto do projeto. Para além do mais, a expansão do projeto ao território nacional irá aumentar a informação existente na plataforma, e consequentemente, incrementar a "inteligência" associada a esta ferramenta tecnológica inovadora."

 

3. Apoio do COMPETE 2020

O projeto BUPi - Balcão Único do Prédio foi cofinanciado pelo COMPETE 2020 no âmbito do SATPAP, envolveu um investimento elegível de cerca de 300 mil euros a que correspondeu incentivo FSE de cerca de 255 mil euros.

 

4. Sobre os Prémios Portugal Digital Awards

A transformação digital é uma realidade incontornável dos dias de hoje, seja para empresas, administração pública, ou para toda a sociedade. A sua adoção é fruto da utilização de tecnologias da denominada terceira plataforma, como a Cloud, a Internet das Coisas e o Big Data, entre outras. Estas permitem criar valor e vantagens competitivas. 

Os Portugal Digital Awards, são uma iniciativa do Jornal de Negócios, IDC em parceria com a Axians que visa reconhecer as organizações e os líderes empresariais que têm a visão e o arrojo para elevar as suas empresas ao nível mais sofisticado, capacitando-os para a transformação digital dos seus negócios.

A 9 de dezembro de 2019 foram anunciados os projetos mais disruptivos e inovadores das organizações nacionais, no contexto da transformação digital, com a participação de oradores especialistas no tema, apresentações inspiradoras e partilha de conhecimento.

Havia diversas categorias a concurso sendo que na “Best Digital Transformation Project”, o BUPi foi o grande vencedor, tendo este projeto sido cofinanciado pelo COMPETE 2020.

 

5. Links

​Video sobre o Projeto Vencedor do Best Digital Transformation Projet | BUPi 

Website do Projeto BUPi - Balcão Único do Prédio 

Website do IRN - Instituto dos Registos e do Notariado 

Website dos Portugal Digital Awards 

13/12/2019 , Por Cátia Silva Pinto
Portugal 2020
COMPETE 2020
União Europeia