HEALTH4ALL: Assegurar vidas saudáveis através da prevenção e tratamento das doenças não-transmissíveis

Cofinanciado pelo COMPETE 2020, o projeto de investigação nacional HEALTH4ALL contribuirá para alcançar um dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Agenda das Nações Unidas para 2030 (ODS 3): Garantir vidas saudáveis e promover o bem-estar para todos, em todas as idades.
 
HEALTH4ALL: Assegurar vidas saudáveis através da prevenção e tratamento das doenças não-transmissíveis 
 
1. Síntese
 
A Agenda das Nações Unidas para 2030 é um plano de ação centrado nas pessoas, no planeta, na prosperidade, na paz e nas parcerias, com o objetivo último de erradicar a pobreza e promover o desenvolvimento sustentável, envolvendo e responsabilizando todos os Estados e outras partes interessadas na sua implementação. 
 
O projeto HEALTH4ALL contribuirá para alcançar os objetivos do ODS 3 - Objetivos de Desenvolvimento Sustentável: Garantir vidas saudáveis e promover o bem-estar para todos, em todas as idades, e também está alinhado com as diretrizes estabelecidas em vários documentos estratégicos, nomeadamente, a Estratégia Nacional de Especialização Inteligente; a Agenda Temática em Saúde; a Investigação Clínica e de Translação e a Estratégia Nacional para o Envelhecimento Ativo e Saudável.
 
 
Este projeto apoiará investigação em doenças não-transmissíveis realizada em instituições de Investigação & Desenvolvimento localizadas nas regiões Norte, Centro e Alentejo. Uma das metas do ODS 3 é reduzir a mortalidade prematura por doenças não transmissíveis através da prevenção e do tratamento. As atividades de I&D nesta proposta incluem: 
 

> descobrir novas estratégias para combater o glioblastoma, tornando as células tumorais mais suscetíveis à quimioterapia; 

> compreender o mecanismo da cardiotoxicidade cumulativa da doxorrubicina; 

> compreender os mecanismos biológicos subjacentes aos efeitos positivos da atividade física doentes pediátricos com cancro; 

> identificar novos alvos terapêuticos para o cancro; 

> estudar a influência do ciclo celular na expressão da E-caderina e elucidar a influência da proteostase no desenvolvimento do cancro gástrico. 

 

 
Serão também estudadas doenças cardiovasculares, cerebrovasculares e neurodegenerativas. Na área do bem-estar, prevenção e tratamento do abuso de substâncias, a investigação focará, por exemplo, o papel da violência interpessoal como causadora de problemas de saúde e doenças; avaliará possíveis anormalidades neurofuncionais associadas ao consumo excessivo de álcool em curtos intervalos de tempo em populações jovens. 
 
As sinergias entre investigadores de diferentes instituições vão permitir abordagens inovadoras e multidisciplinares que não seriam possíveis de outra forma.
 
 
2. Apoio do COMPETE 2020 
 
O projeto “HEALTH4ALL” conta com o cofinanciamento do COMPETE 2020 no âmbito do SAICT - Sistema de Apoio à Investigação Científica e Tecnológica, envolvendo um investimento elegível de cerca de 25 milhoes de euros, o que resultou num incentivo FEDER de21 milhoes de euros.
 
 
3. Links
 
Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT) | Website 

22/12/2022 , Por Cátia Silva Pinto
Portugal 2020
COMPETE 2020
União Europeia