BIOPLASTIC 2.0 - um bioplástico 100% biodegradável e feito de amido

O projeto BIOPLASTIC 2.0 visa permitir à United Biopolymers, S.A. o desenvolvimento e comercialização da sua gama de produtos GuiltfreePlastics® através da BIOPAR® Technology que produz um bioplástico 100% biodegradável e feito de amido. Com o mercado dos bioplásticos ainda na sua infância, o GuiltfreePlastics® oferece vantagens técnicas e econômicas claras sobre os produtos existentes disponíveis.

A United Biopolymers assume como missão proporcionar à sociedade uma utilização de plásticos que não cause danos ao planeta e ao ambiente.

O projeto BIOPLASTIC 2.0 vai reforçar as vantagens competitivas da empresa que se prendem com a exploração de uma tecnologia com um grau de inovação muito elevado (com impacto no mercado mundial), uma aplicabilidade muito diversa e que permitirá a produção de novos produtos, aparentemente iguais mas com propriedades absolutamente diferenciadas, como por exemplo o caso dos sacos de plástico convencionais comparado com os biodegradáveis.

Até hoje, os bioplásticos desempenham um papel menor na produção de embalagens. Em parte porque não tinham funcionalidade, custam muito mais do que os plásticos convencionais e muitas vezes só estão disponíveis em pequenas quantidades. Com o GuiltfreePlastics®, um bioplástico funcional e o modelo de negócios disruptivo de licenciamento da produção, a United Biopolymers oferece uma solução para superar esse problema.

Para acelerar o desenvolvimento da produção de embalagens, a empresa investiu, com o apoio do COMPETE 2020 num centro de aplicação de bioplásticos em escala industrial, localizado na Figueira da Foz (Portugal). Com foco em embalagens flexíveis, foram instalados máquinas de última geração de alguns dos principais fabricantes de equipamentos do mundo.

O projeto, que consolida a missão da empresa concretiza-se na transposição industrial duma tecnologia já testada em pequena escala, suportado por um modelo de negócio disruptivo face aos atuais que promove uma aceleração enorme na adoção de soluções biodegradáveis, particularmente com destino final nas indústrias alimentares e grande distribuição, para a produção de produtos plásticos, diminuindo o impacto ambiental desses produtos.

Tecnicamente, os bioplásticos produzidos com a BIOPAR® Technology podem substituir 90% das aplicações atuais de polietileno. Portanto, a visão da United Biopolymers é "fazer da BIOPAR® o padrão mundial para a produção e inovação na área de bioplásticos à base de amido".

Apoio COMPETE 2020 O projeto conta com o apoio do COMPETE 2020 no âmbito do Sistema de Incentivos à Inovação, envolvendo um investimento elegível de 4,4 milhões de euros o que resultou num incentivo FEDER de 3,3 milhões de euros.

 

14/08/2019 , Por Miguel Freitas
Portugal 2020
COMPETE 2020
Europa