SM 4.0 – Smart Manufacturing


Testemunho de Luis Febra – Administrador Grupo Socem

“O nosso grupo esta totalmente dedicado aos mercados internacionais, quer através das exportações quer através de investimento em novas tecnologias, convivendo com a forte competição dos mercados industriais em desenvolvimento, constituindo o programa COMPETE 2020 um forte apoio à melhoria da nossa eficiência e á modernização dos meios tecnológicos e humanos, tal fator tem projetado a nossa empresa para um posicionamento diferenciador na industria de moldes e plásticos.”

 


Enquadramento

A Socem Inpact - Investigação, Desenvolvimento e Engenharia de Moldes Lda. opera na indústria de moldes, num nicho específico de moldes protótipos, suportes de medição, prototipagem e tecnologias aditivas, além da engenharia e desenvolvimento de produto.

A Socem Inpact posiciona-se neste sector restrito com elevada capacidade para o desenvolvimento de novos produtos. A empresa prima pela inovação na área do desenvolvimento do produto, oferecendo um leque alargado de soluções tecnológicas, com o objetivo de adaptar-se às necessidades dos seus clientes e superar as suas expectativas.

Ao longo dos anos a Socem Inpact cresceu e formou recursos humanos altamente especializados e dotados de competências para o desenvolvimento e promoção da inovação de conceitos e processos, sendo a sua área de negócio, a oferta de serviços integrados para o desenvolvimento do produto.

A empresa encontra na sua oferta de serviços, uma forma de diferenciação sustentada, do sector onde está inserida. Afasta-se da manufatura única e exclusiva do molde (Aço), que tipifica a maior parte das unidades empresariais do sector, para o alargamento da sua cadeia de valor a jusante, através da oferta de soluções integradas de desenvolvimento do produto. A oferta de serviços de elevado know-how confere vantagens competitivas ímpares no mercado onde se insere, estando presente desde o inicio dos projetos em toda a área de desenvolvimento e engenharia de produto, podendo oferecer soluções de testes/validação por via das tecnologias aditivas (impressão 3D), moldes silicone e moldes protótipos (alumínio).

A modernização contínua dos meios tecnológicos e a sua integração harmoniosa na empresa, permitirá criar fatores de diferenciação que tornarão a Socem Inpact a melhor da classe.

A investigação e gestão do conhecimento farão cada vez mais parte do modelo de negócio da Socem Inpact que tornará possível a especialização da empresa em serviços, onde o preço não será mais fator crítico de decisão.

A perspetiva futura da empresa face à atual cadeia de valor passa por continuar a apostar na inovação e tecnologia, investindo em processos de automação e produção robotizada (célula de produção), posicionando-se como uma das empresas mais rápidas de moldes protótipos da Europa.

O presente projeto está alinhado com a visão de aumentar continuamente e de forma sustentável a sua competitividade, flexibilidade e capacidade de resposta ao mercado global. Este projeto contribui decisivamente para capacitar a empresa para a quarta revolução industrial que é caracterizada pela introdução de um conjunto de tecnologias digitais nos processos de produção, além da automatização de processos/produção.

 

O Projeto

O mercado de injeção de plásticos, encontra-se hoje numa fase de fortes mudanças e as células de fabrico flexível começam a fazer parte integrante das soluções para automatizar e controlar a produção. Com este projeto, a Socem Inpact irá investir na aquisição de máquinas e equipamentos para responder com celeridade a estas novas oportunidades, ganhando vantagem competitiva junto aos concorrentes, uma vez que neste mercado o fator Time-to-market é de extrema importância, bem como obter ganhos no preço de venda por reduzir o Lead Time.

Através da automatização da produção, a Socem Inpact ficará com um sistema robotizado de troca automática de ferramentas, centramento dos moldes/peças com sistemas por infravermelhos, calibradores laser das ferramentas com registo automático das mesmas e da inserção de sistemas de paletização automáticos, possibilitando a comutação automática através de robótica com a mesa que se encontra na máquina e integração de funções através do software.

Ao mesmo tempo que se investe em inovação de produção, também se pensa nas tecnologias digitais, nomeadamente com base em softwares 3D e programação, que têm permitido uma enorme evolução na conceção e desenvolvimento de produto, o que tem permitido aumentar a qualidade e o rigor, representando valor acrescentado para os clientes. A associação destas tecnologias à produção com equipamentos de fabricação digital (impressoras 3D, CNC, etc.) permite uma mudança de paradigma nos processos de criação de novos produtos promovendo a inovação e a competitividade. A adoção destas tecnologias e processos constitui um passo determinante para a inovação de produto e desenvolvimento de soluções diferenciadoras num mercado global.

A aquisição de equipamentos mais sofisticados, a par dos já existentes colocará a Socem Inpact no topo das melhores empresas em Portugal, especializadas em soluções de engenharia com alto valor acrescentado, sendo a primeira empresa com células de produção em Portugal na vertente de moldes protótipos.

 

Formação

Foi definido, neste projeto, um plano de formação com a missão de capacitar o potencial humano da Socem Inpact com as competências críticas para acompanharem a sua estratégia de aumento da capacidade produtiva, competitividade e inovação.

 

Apoio

O projeto conta com o apoio do COMPETE 2020 no âmbito do Sistema de Incentivos à Inovação, envolvendo um investimento elegível de 3,7 milhões de euros o que resultou num incentivo de cerca de 2,8 milhões de euros.

17/11/2017 , Por Miguel Freitas
Portugal 2020
COMPETE 2020
Europa