Green4Industry: Fomentar a transferência de tecnologia para uma indústria sustentável

 
O projeto Green4Industry visa consciencializar a Indústria sobre o impacto que a tecnologia pode ter na vida quotidiana e potenciar a integração de tecnologias e soluções inteligentes e sustentáveis na melhoria da qualidade e nível de vida, respeitando e maximizando o aproveitamento dos recursos locais. Não perca a entrevista de Dora Coelho, responsável pelo projeto no CENTI.
 
Promovido pelo CENTI com o cofinanciamento do COMPETE 2020, o projeto Green4Industry visa que as soluções tecnológicas sejam sustentáveis, com um ciclo de vida melhorado e promovam o incremento da competitividade e resiliência industrial. 
 
Green4Industry - Boosting Technology Transfer for a Sustainable Industry
 
 
 
1. Enquadramento
 
Cofinanciado pelo COMPETE 2020, este projeto dinamizado pelo CENTI visa consciencializar a Indústria sobre o impacto que a tecnologia pode ter na vida quotidiana e potenciar a integração de tecnologias e soluções inteligentes e sustentáveis na melhoria da qualidade e nível de vida, respeitando e maximizando o aproveitamento dos recursos locais. 
 
Este projeto promove a transferência de conhecimento científico e tecnológico nas áreas de sustentabilidade e smartização para o setor empresarial através de ações de demonstração, disseminação e valorização de conhecimento, conforma explica NOME, CARGO na entrevista à newsletter semanal do Programa.
 
 
2. Entrevista  
 
Dora Coelho | Responsável pelo projeto Green4Industry
 
 
2.1. Como nasceu o projeto Green4Industry? Quais foram as principais motivações? 
 
O projeto Green4Industry assenta na visão e missão do CeNTI, que desde a sua génese tem desenvolvido o papel de facilitador tecnológico central para uma ampla gama de setores industriais, que procuram inovação através da introdução de Nanotecnologia, Materiais Avançados e Sistemas Inteligentes, em produtos e/ou processos, conduzindo ao desenvolvimento de soluções inovadoras de valor acrescentado, que possibilitem o posicionamento das indústrias nacionais.
O contexto do Pacto Ecológico Europeu incentivou ao desenvolvimento deste projeto, que envolve temáticas que têm ganho grande destaque no panorama atual, como a Sustentabilidade e Digitalização, e nas quais o CeNTI tem vindo a focar/direcionar as suas áreas de especialização.
O projeto Green4Industry pretende assim reforçar e promover a transferência de conhecimento que o CeNTI tem alavancado, e potenciar a valorização dos resultados da I&D que temos vindo a desenvolver.
 
 
2.2. O que considera ser o elemento diferenciador do projeto?
 
O projeto Green4Industry engloba um conjunto de iniciativas e ações que pretendem comunicar, disseminar e transferir o conhecimento e as tecnologias em áreas de grande relevância a nível internacional, incentivando à criação de sinergias entre empresas e entidades tecnológicas e científicas, promovendo a inovação disruptiva, com vista a tornar a Indústria nacional mais digital, sustentável e competitiva.
Em simultâneo, a divulgação chegará também ao público geral, promovendo a sua consciencialização e sensibilização para as temáticas envolvidas, incluindo o papel da investigação e inovação e sua importância.
 
2.3. Quais foram os principais desafios com que se depararam no desenvolvimento do projeto?
 
Até ao momento, não nos deparamos com desafios significativos. Estamos agora nos últimos seis meses, que serão preponderantes para conseguir maximizar o impacto para à consciencialização da indústria nacional para estas temáticas. 
 
 
2.4. De entre os resultados alcançados, há algum que gostariam de destacar?
 
Nesta fase, podemos destacar as iniciativas de interação e de capacitação, bem como as ações de difusão, demonstração e valorização das tecnologias e resultados de projetos de I&D nas áreas de foco do Green4Industry.
 
 
 
 
3. Apoio do COMPETE 2020
 
O projeto Green4Industry é cofinanciado pelo COMPETE 2020 no âmbito do Sistema de Apoio às Ações Coletivas (SIAC) e envolve um investimento elegível de cerca de 377 milhões de euros, o que resultou num incentivo FEDER de 320 mil euros.
 
 
 
4. Links
 
 
 

12/01/2023 , Por Cátia Silva Pinto
Portugal 2020
COMPETE 2020
União Europeia