Programa ADAPTAR Microempresas recebeu mais de 17 mil candidaturas

O Programa ADAPTAR permitiu às Microempresas suportar os investimentos necessários para voltar a abrir portas em tempos de Covid-19. Foram rececionadas 17 067 candidaturas. No total, estas candidaturas representam um investimento elegível de 64 milhões de euros, absorvendo a totalidade da dotação a concurso, no montante de 50 milhões de euros de apoios a fundo perdido.

A maior parte das candidaturas foi apresentada por pequenos empresários das áreas da saúde, restauração, comércio de retalho, serviços pessoais e turismo. Em termos geográficos, quase metade das empresas que se candidataram são da Região Norte (45%), seguindo-se as do Centro (24%) e Lisboa (21%).

O Ministério do Planeamento e o Ministério da Economia e da Transição Digital sublinham a oportunidade do lançamento desta iniciativa, que suscitou níveis de adesão muito elevados por parte das microempresas e demonstrou a capacidade dos sistemas do Portugal 2020 para disponibilizarem modelos simplificados de submissão e análise de candidaturas. Dotados de grande fluidez, os sistemas foram capazes de responder às necessidades dos pequenos negócios de proximidade nesta fase de início do desconfinamento da atividade económica.

Recorde-se que no espaço de uma semana foram já decididas 2.633 candidaturas, a que correspondem 8,4 milhões de euros de apoios atribuídos, estimando-se que a decisão sobre pelo menos metade das candidaturas apresentadas ocorra ainda antes do próximo fim-de-semana.

O processo de pagamento aos beneficiários terá início nos próximos dias, após aceitação do apoio concedido.

Assim, todos os prazos serão integralmente respeitados, contando para isso o elevado nível de empenho dos organismos envolvidos – Agência para o Desenvolvimento e Coesão, Autoridade de Gestão do Compete2020, IAPMEI – Agência para a Competitividade e Inovação e Turismo de Portugal.

 

26/05/2020 , Por COMPETE 2020