AgroDoIT: a Transformação Digital da indústria agro-alimentar em Portugal

Síntese do Projeto

O AgroDoIT, promovido pela INOVA+,  surge para melhorar a competitividade e eficiência da indústria agroalimentar Nacional ao estimular de uma forma inovadora a utilização das TIC ao longo de toda a cadeia agroalimentar. Este projeto pretende identificar e remover as barreiras existentes nos processos de troca de informação e dados entre várias empresas, de forma a potenciar a eficiência da cadeia de abastecimento e distribuição do sector alimentar, demonstrando os benefícios reais da adoção de TIC em particular para as PMEs.

Raquel Sousa | Responsável do projeto AgroDoIT

Em entrevista com o COMPETE 2020, Raquel Sousa, Diretora de Unidade na Inova + e responsável do projeto AgroDoIT falou dos principais desafios e resultados alcançados  bem como da importância dos Fundos Europeus :

Quais foram os principais desafios com que se depararam no desenvolvimento do projeto?

O projeto AgroDoIT teve como objetivo promover a inovação da indústria agroalimentar através da introdução generalizada de TICs no suporte aos processos de troca de documentos na sua cadeia de valor, contribuindo para a transformação digital do sector.

Os estudos preliminares demonstraram um atraso nos processos e tecnologias utilizados na agricultura Portuguesa quando comparados com a realidade nos países Europeus mais avançados, e o impacto negativo desse atraso na competitividade das empresas nacionais. Nesse enquadramento, foram sentidas algumas dificuldades em atingir todos os objetivos propostos, nomeadamente ao nível da aplicabilidade dos processos utilizados nos países mais avançados.

Quais os principais resultados alcançados pelo projeto AgroDoIT?

Um dos principais resultados alcançados foi a harmonização da troca de informação na cadeia agroalimentar que permitiu remover as barreiras existentes nos processos de troca de dados entre os vários stakeholders, potenciando a eficiência da cadeira de abastecimento e distribuição do sector. A concretização desse objetivo do projeto permitiu demonstrar os benefícios reais da adoção das TICs e a importância dos agentes envolvidos trabalharem colaborativamente na digitalização desses processos.

Qual a mais-valia do apoio do COMPETE 2020?

O apoio do COMPETE permitiu à INOVA+ reforçar a sua capacidade técnico-científica para o desenvolvimento de uma solução inovadora no setor agroalimentar, promovendo, desta forma, a exploração de novos serviços e produtos ao nível nacional e internacional. Para além desses resultados tangíveis, a organização aprofundou os conhecimentos do setor agrícola em Portugal e o seu posicionamento em comparação com os restantes países Europeus.

 

O Apoio do COMPETE 2020

O projeto AgroDoIt conta com o apoio do COMPETE 2020 no âmbito do Sistemas de Incentivos à Investigação e Desenvolvimento Tecnológico, envolvendo um investimento elegível de  285 mil euros o que resultou num incentivo FEDER de cerca de 156 mil euros.

01/03/2021 , Por Miguel Freitas
Portugal 2020
COMPETE 2020
Europa