MareCom: Redes e Serviços Marítimos Comunitários

Desenvolvimento de uma solução de comunicações marítimas de elevada disponibilidade, banda larga e baixo custo, que permita servir as comunidades que operam em ambiente marítimo com ligações fiáveis e de banda larga.

 

 

Enquadramento

Atualmente o oceano e a Economia Azul são prioridades em Portugal e na União Europeia, conforme está amplamente divulgado e apresentado em publicações de referência e nos meios de comunicação social.

A Estratégia Nacional e Europeia para o mar enfatizam novas atividades como a exploração mineira no fundo do mar, a monitorização ambiental em espaço marítimo usando meios não tripulados, etc mas deixa claro que as atividades marítimas tradicionais, continuam a ser apontadas como atividades preponderantes em ambiente marítimo.

O suporte destas atividades implica a disponibilidade de comunicações sem fios, móveis e de longo alcance, para servir plataformas flutuantes fixas e móveis localizadas em zonas remotas do oceano, que tipicamente estão fora do alcance das redes terrestres. Por outro lado, com a convergência para os paradigmas all-IP e Internet of Everything, o acesso em ambiente marítimo a redes IP privadas em terra ou à Internet global é cada vez mais um requisito, que trará valor acrescentado às diferentes atividades marítimas.

Verifica-se que não existe uma solução de comunicações de baixo custo, fiável e de banda larga que permita o acesso a redes IP terrestres e à Internet global em zonas remotas do oceano. Como consequência, não estão igualmente disponíveis aplicações e serviços IP de baixo custo em ambiente marítimo, ao contrário do que sucede em ambiente terrestre.

Assim, o MareCom prevê o desenvolvimento de uma solução que seja uma alternativa ao satélite e a tecnologias rádio VHF que hoje se utilizam, e que permita servir as comunidades que operam em ambiente marítimo, por exemplo, frotas de pesca ou transporte marítimo, com ligações fiáveis e de banda larga e a integração com o cenário de comunicações em terra, aumentando a inclusão digital daquelas comunidades.

 

Projeto

O objetivo principal do projeto MareCom é o desenvolvimento de uma solução de comunicações marítimas de elevada disponibilidade, banda larga e baixo custo, baseada no protocolo IP que permita:

  1. servir as comunidades que operam em ambiente marítimo - com ligações fiáveis e de banda larga
  2. a convergência com o cenário de comunicações em terra.

A solução será baseada no modelo de redes comunitárias, abordará o problema numa perspetiva holística, da camada física à camada de aplicação, e incluirá:

1) uma nova arquitetura de comunicações MIMO, que terá em conta configurações específicas de múltiplas antenas adequadas às condições de propagação rádio em ambiente marítimo;

2) o projeto e implementação de antenas MIMO multi-banda, permitindo a definição dum diagrama de radiação adequado aos requisitos do ambiente marítimo;

3) o desenvolvimento de um novo protocolo de acesso ao meio adaptado à ondulação do mar e às condições de propagação rádio marítimas, para garantir ligações sem fios fiáveis e de elevada disponibilidade;

4) o desenvolvimento dum novo protocolo de encaminhamento que permita a criação de redes multi-salto flutuantes formadas por plataformas fixas ou móveis (e.g., geradores eólicos offshore e embarcações), para maior alcance, disponibilidade e extensão do acesso a redes terrestres;

5) o desenvolvimento de aplicações inovadoras para suporte da atividade de comunidades marítimas concretas - e.g., pescadores e marinhas. A solução proposta considerará a utilização de rádios Wi-Fi comerciais, combinados com as novas tecnologias a desenvolver no projeto, e o suporte de múltiplas tecnologias de acesso - e.g., GPRS/3G/LTE, Satélite e a nova tecnologia de acesso baseada em Wi-Fi a desenvolver, de modo a maximizar a disponibilidade de ligação a redes terrestres.

 

“A solução a desenvolver permitirá a comunicação direta entre embarcações e estações terrestres para acesso à Internet, a comunicação direta entre embarcações para suporte às suas atividades no mar e a formação de redes entre embarcações da mesma comunidade que permitam levar o acesso à Internet a maiores distâncias da costa, tirando partido da possibilidade de cada embarcação poder funcionar como repetidor de sinal”, explica Rui Campos, investigador do Centro de Telecomunicações e Multimédia (CTM) do INESC TEC.

A solução desenvolvida no projeto será, na fase final, testada recorrendo a duas instalações piloto no mar, usando embarcações da Marinha Portuguesa e da Cooperativa Propeixe, copromotor e parceiro do projeto, respetivamente.

 

Consórcio

O projeto é liderado pela Wavecom - Soluções Rádio, S.A., em co-promoção com o INESC Porto - Instituto de Engenharia de Sistemas e Computadores do Porto, a Marinha Portuguesa e a Ubiwhere.

 

Apoio

O projeto conta com o apoio do COMPETE 2020 no âmbito do Sistema de Apoio à Investigação Científica e Tecnológica (I&DT Empresarial) na vertente de projetos em Co-promoção, envolvendo um Investimento elegível de 1.005mil euros o que resultou num Incentivo FEDER de 651 mil euros.

 

Artigos Relacionados

Projeto MareCom: alternativa ao Satélite e aos rádios VHF em alto mar in InescTec

16/05/2017 , Por Célia Pinto