BRAIN-LIGHTING - uma nova solução tecnológica que contribuiu para a evolução da neurociência

Síntese do Projeto

O projeto BRAIN-LIGHTING propõe o desenvolvimento de uma nova solução tecnológica que pretende contribuir para a evolução da neurociência e aumentar o conhecimento já existente sobre o cérebro, os seus constituintes e os seus processos de funcionamento. Para tal, pretende-se desenvolver um dispositivo optogenético inovador utilizando sondas neuronais óticas 3D dotadas com estimulação elétrica e ótica e com microeletrónica totalmente integrada. Por outro lado, o projeto irá também focar-se no desenvolvimento de um módulo de controlo e processamento de sinal, essencial para completar qualquer sistema de atuação a nível neurológico.

Raquel Sousa - Gestora do projeto BRAIN-LIGHTING

Em entrevista com o COMPETE 2020, Raquel Sousa, Diretora de Unidade na Inova + e Gestora do projeto BRAIN-LIGHTING fala dos principais desafios e resultados alcançados:

O que considera ser o elemento diferenciador no projeto BRAIN-LIGHTING?

O projeto BRAIN-LIGHTING desenvolveu uma nova solução tecnológica que contribuiu para a evolução da neurociência e aumentar o conhecimento já existente sobre o cérebro, os seus constituintes e os seus processos de funcionamento.

O fator diferenciador do projeto foi o desenvolvimento do dispositivo optogenético utilizando sondas neuronais óticas 3D dotadas com estimulação elétrica e ótica e com microeletrónica totalmente integrada, e um módulo de controlo e processamento de sinal, essencial para completar qualquer sistema de atuação a nível neurológico.

Quais foram os principais desafios com que se depararam no desenvolvimento do projeto?

A neurociência é uma área em constante expansão com uma diversidade de doenças neurológicas com diferentes necessidades de diagnóstico e tratamento, resultando num crescimento do desenvolvimento de dispositivos neurológicos a nível mundial, tomando a optogenética a posição de uma das mais recentes apostas de investigação na procura de soluções. Um dos maiores desafios não funcionais foi desenvolver uma solução disruptiva na área da optogenética e, na vertente técnica, garantir as condições ideais para que os μ-LEDs da sonda incidissem diretamente nos neurónios-alvo. 

De entre os resultados alcançados, há algum que gostaria de destacar?

Durante a execução operacional, a equipa teve a oportunidade de adquirir know-how em áreas complementares às atividades definidas no plano de trabalho. A execução colaborativa do projeto envolvendo equipas multidisciplinares foi uma mais valia durante a execução do projeto porque, para além de potenciar futuras áreas de atuação, permitiu alavancar novas ideias para continuar a evoluir o produto resultante para TRLs mais elevados. 

 

O Apoio do COMPETE 2020

Este projeto contou com o cofinanciamento do COMPETE 2020, no âmbito do Sistema de Incentivos à Investigação e Desenvolvimento Tecnológico em Co-promoção, envolvendo um investimento elegível de 900 mil euros o que resultou num incentivo FEDER de cerca de 568 mil euros.

Links

Inova+: Website

Universidade do Minho: Website

Fundação Champalimaud: Website

20/01/2021 , Por Miguel Freitas
Portugal 2020
COMPETE 2020
Europa