IMPUCT 2: Desenvolvimento de implantes para libertação prolongada de fármacos

Pelas mãos da Tecnimede, com a participação da Universidade de Coimbra e o apoio do COMPETE 2020, foi desenvolvido um projeto que visa melhorar a qualidade de vida dos diabéticos do Tipo 2 através de uma nova tecnologia de administração da substância ativa que permita uma libertação constante do fármaco, reduzindo o número de injeções durante o tratamento.

 

1. Síntese

O projeto IMPUCT 2 é realizado em co-promoção entre a Tecnimede, uma empresa da indústria farmacêutica e a Universidade de Coimbra, para o desenvolvimento de um medicamento e respetivo processo de produção destinado ao tratamento de doentes com diabetes tipo 2. 

 

Em declarações ao COMPETE 2020, João Serra, Head of Pharmaceutical Development, comenta que “a Tecnimede orienta grande parte do seu investimento para actividades de Investigação & Desenvolvimento Tecnológico com o objectivo de encontrar soluções inovadoras para doenças com maior impacto civilizacional" .

 

 

" Desta forma, a estratégia para o crescimento e diversificação de mercados é conseguida através do desenvolvimento de medicamentos para doenças com expressão epidemiológica global e através da pesquisa de medicamentos inovadores, que representem abordagens terapêuticas mais vantajosas para o doente e sustentáveis para os vários sistemas de saúde.

O desenvolvimento tecnológico de implantes para libertação prolongada de fármacos, nomeadamente para o tratamento da Diabetes Tipo 2, uma doença com expressão epidemiológica mundial, é um projeto de interesse terapêutico elevado e alinhado com a estratégia e missão da Tecnimede.

O desenvolvimento de um medicamento como o previsto no Projeto IMPUCT 2, representa um elevado esforço material, financeiro e humano para a Tecnimede, pelo que o apoio concedido pelo COMPETE 2020 tem sido fundamental para a sua execução nos timings previstos.” 

 

2. Sobre o projeto IMPUCT 2: Tecnológico de Implantes Poliméricos para Libertação Prolongada de Fármacos 2 

 

2.1 Âmbito

Este projeto visa melhorar a qualidade de vida de portadores de diabetes do Tipo 2 propondo uma nova tecnologia de administração da substância ativa que permita uma libertação constante do fármaco, reduzindo o número de injeções durante o período de tratamento. 

A Diabetes é a doença mais comum no mundo a seguir à malária, tuberculose e cancro. As principais opções terapêuticas disponíveis para prevenção e tratamento da Diabetes tipo 2 são a dieta e exercício físico, antidiabéticos orais, insulina e agonistas GLP-1. Sendo a Diabetes uma doença crónica e com expressão mundial, a baixa aderência do doente e a necessidade de tratamentos invasivos, as vantagens de um medicamento como este (libertação por períodos mais prolongados) serão de grande impacto. 

A par do desenvolvimento desta nova terapêutica é também objetivo do projeto IMPUCT 2 a transferência da tecnologia desenvolvida para a sua produção industrial, contribuindo assim para o aumento do número de soluções industriais sustentáveis na região e de elevado impacto para a sociedade.

De notar que o IMPUCT 2 é o seguimento do projeto IMPUCT, apoiado no anterior quadro comunitário, que teve como objectivo central a investigação de tecnologia para fabrico de implantes com matriz polimérica que apresentem as características adequadas para a libertação prolongada de fármacos. Com os resultados positivos obtidos no projeto anterior, pretende-se com o projeto IMPUCT 2, continuar os trabalhos de I&D necessários ao desenvolvimento de um produto farmacêutico com potencial para utilização em humanos. 

 

2.2 Objetivos

1) Investigar a formulação ótima do implante protótipo.

2) Investigar operações e variáveis do processo de produção dos implantes para um fabrico robusto e escalável.

3) Desenvolver métodos analíticos que permitam validar a actividade biológica da substância activa "in vitro".

4) Investigar a eficácia "in vivo" do protótipo, através do estudo em modelos animal, e caracterização das suas propriedades farmacocinéticas. 

 

2.3 Resultados esperados

Este projeto visa investigar a tecnologia de forma a atingir os requisitos necessários para que a produção dos implantes possa, numa fase posterior, ser transposta para escala industrial e que o implante desenvolvido possa ser inserido num programa de desenvolvimento clínico em humanos.

O projeto IMPUCT 2 permitirá ao consórcio, entre outros, testar a aplicabilidade bem como a viabilidade do implante de exenatido desenvolvido através da experimentação em modelos animais e desta forma, caso os resultados venham a demonstrar-se positivos, permitir uma aproximação da experimentação em humanos através de estudos clínicos. 

A versatilidade da tecnologia em causa permite a sua aplicação a muitas substâncias ativas com atividade nas mais variadas áreas terapêuticas, nomeadamente na oncologia, metabolismo e sistema nervoso central. 

 

3. Apoio do COMPETE 2020

O projeto IMPUCT 2: Tecnológico de Implantes Poliméricos para Libertação Prolongada de Fármacos 2 é cofinanciado pelo COMPETE 2020 no âmbito do Sistema de Incentivos à Investigação e Desenvolvimento Tecnológico, na vertente em co-promoção, com um investimento elegível de 1,2 milhões de euros, correspondendo a um incentivo FEDER de 827 mil euros.

 

4. Links Úteis

Tecnimede - Sociedade Técnico-Medicinal S.A.

> Website http://www.tecnimede.pt/

> Linkedin https://www.linkedin.com/company/tecnimede/

Universidade de Coimbra

> Website http://www.uc.pt/

> Linkedin https://www.linkedin.com/school/universidade-de-coimbra/?originalSubdomain=pt

> Twitter https://twitter.com/univdecoimbra

10/09/2018 , Por Cátia Silva Pinto
Portugal 2020
COMPETE 2020
Europa