Plataformas Digitais

A transformação digital nas organizações já não é uma questão de “se vai acontecer”, mas é antes uma questão de “quando é que vai acontecer”. E a resposta é que está a acontecer agora. Destacamos na nossa newsletter semanal sete plataformas digitais apoiadas pelo COMPETE 2020.

 

> Enquadramento

A Transformação Digital está na ordem do dia e é um tema incontornável para qualquer empresa que se pretenda manter competitiva nos próximos anos. O recurso ao digital é indispensável para assegurar a máxima eficiência do negócio a vários níveis. O digital tem assim vindo a alterar as empresas e os seus processos, das vendas ao apoio ao cliente, da investigação e desenvolvimento à administração, passando pela área financeira e claro, pelo marketing.

O mundo enfrenta uma grande onda de mudanças: a tendência da transformação digital não pode ser interrompida e tem implicações estruturais em todos os aspetos da sociedade, incluindo vida privada, administração pública, estrutura industrial e emprego. A economia atual atravessa uma enorme transformação e está a entrar em terreno novo: Do Industrial e serviços para o tecnológico e digital, surgem novas empresas com processos mais modernos, simples e interativos entre fornecedor e consumidor, que proporcionam melhores experiências, substituindo anteriores modelos de negócio.

O mundo da computação é tão natural no nosso dia a dia que hoje o nosso mundo seria quase impossível de imaginar sem este conjunto de recursos tecnológicos integrados entre si, que proporcionam, por meio das funções de hardware, software e telecomunicações, a automação e comunicação dos processos de negócios, da pesquisa científica, de ensino e aprendizagem entre outras.

Não estamos no momento zero da transformação digital. Numa perspectiva geral, qualquer negócio tem, no mínimo, um website. Ou então, gere os seus processos de produção recorrendo a tecnologias que permitam monitorizar cada equipamento, prever níveis de produção e, entre outras, assegurar a qualidade. Contudo é preciso perceber que, ao mesmo tempo que ter um website, por exemplo, significa não estar no momento zero, não significa estar num estado avançado de transformação digital. A transformação digital é muito mais do que isto:

Envolve justar o modelo de negócio beneficiando dos avanços tecnológicos, repensar os processos internos e a gestão da relação com o cliente. Atualmente os clientes estão online.

 

> Plataformas Digitais cofinanciadas pelo COMPETE 2020

>> Comércio Digital

O programa Comércio Digital é uma iniciativa da ACEPI, cofinanciado pelo COMPETE 2020, que está a promover a presença online junto das empresas portuguesas do sector do comércio e dos serviços, dando-lhes a conhecer as estratégias para uma presença online e as ferramentas essenciais do marketing digital, tem como peça central de implementação, comunicação e divulgação uma Plataforma Digital. Destaque para o Prémio consquistado este ano, nos European Enterprise Promotion Awards, na categoria “Desenvolvimento do Ambiente Empresarial e Apoio à Transição Digital”.

Saiba mais:

O Programa Comércio Digital conquista prémio dos European Enterprise Promotion Awards 

Comércio Digital - Qualificar Comércio e Serviços para a Economia Digital 

Comércio Digital - Entrevista a Alexandre Nilo Fonseca 

 

>> PME Digital 

O projeto PME DIGITAL visa capacitar, dotar de informação e incrementar as competências empresariais das PME para a adoção de medidas, tecnologias e ferramentas I4.0, fomentando a aceleração da economia Portuguesa para uma economia digital. Os setores visados foram o setor automóvel, materiais, matérias-primas e comércio, incentivando a promoção de mudanças disruptivas nos modelos de negócio, produtos e processos produtivos.

Saiba mais: 

PME Digital - acelerar a Transformação Digital nas PME portuguesas 

 

>> Portugal Exporta 

Para chegar às empresas exportadoras ou potencialmente exportadoras, e acompanhá-las de forma personalizada no seu percurso à internacionalização a AICEP recorreu à digitalização desenvolvendo, através de um projeto cofinanciado pelo COMPETE 2020, a plataforma digital Portugal Exporta. 

Saiba mais: 

Portugal Exporta 

>> Business Match Making 

Cofinanciado pelo COMPETE 2020, este projeto visa desenvolver uma plataforma denominada Business Match Making, que tem como objetivo ajudar as empresas exportadoras Portuguesas a exporem-se à procura internacional, gerando contacto e negócio.

Saiba mais:

Business Match Making - uma plataforma para fazer negócios com o mundo  

 

>> AEP LINK 

O AEP Link é um projeto que procura ajudar as empresas portuguesas a crescer, através do desenvolvimento de práticas de cooperação no tecido empresarial em torno dos fatores críticos de competitividade: economia digital, inovação e investimento.

Está assente na plataforma www.aeplink.pt para facilitar o desenvolvimento de negócio nas PME portuguesas, bem como numa rede nacional de colaboração para acelerar a identificação de parceiros para a promoção de atividades de inovação, para apoiar a inserção das PME na economia digital e captar investimento.

Saiba mais: 

AEP LINK: E-marketplace reúne e promove oportunidades de e para as empresas 

 

>> Portugal Excecional 

O Portugal Excecional visa a capacitação do tecido empresarial do setor agroalimentar português para a internacionalização, através da implementação de iniciativas e ferramentas das quais destacamos a Plataforma Radar de Mercados Internacionais, que permite às empresas avaliar a qualquer momento, e de forma automática, o grupo restrito de mercados nos quais deverá incidir a atuação, oferecendo listas ordenadas de mercados prioritários e as principais tendências de consumo ai registadas, consoante as características e preferências de cada empresa.

Saiba mais: 

Portugal Excecional - Estratégia de Internacionalização do Setor Agroalimentar Português 

 

>> Aveiro Digital Export

Esta Plataforma de Gestão das PME, além de capacitar as empresas com informação agregada e atualizada, que lhes permitirá complementar os seus processos de exportação pela via da digitalização, vem dar resposta à crescente procura, por parte das empresas, de conhecimento sobre mercados e formas de atuação.

Saiba mais: 

Leia a entrevista com Elisabete Rita sobre o projeto Aveiro Digital Export  

09/05/2022 , Por Cátia Silva Pinto
Portugal 2020
COMPETE 2020
União Europeia