Comércio Digital - Qualificar empresas de Comércio e Serviços para a Economia Digital

O Projeto

A ACEPI visa, com o projeto Comércio Digital,  promover o reforço das capacidades técnicas e tecnológicas das micro empresas e PME de comércio e serviços, tendo em vista a aceleração da maturidade digital destas e, bem assim, contribuir para relevantes ganhos de produtividade e maior competitividade. Pretende-se facilitar o acesso a informação relevante nos domínios da competitividade e internacionalização das PME e reduzir assimetrias de informação ao nível empresarial e impulsionar a transformação sustentada na criação de uma digitalização inteligente destas organizações.

A segunda fase do projeto Comercio Digital, que decorrerá até 2021, foi apresentada pelo presidente da ACEPI esta terça-feira, 16 de junho, e promete uma intensificação da meta de modernizar o setor do comércio e dos serviços. Entre as medidas da 2ªetapa “…está um novo site com tutoriais e legislação, um diretório com todas as iniciativas nacionais, regionais e setoriais de comércio de proximidade, uma linha telefónica de apoio gratuita (800 100 236) e um ciclo de seminários semanais, além da conhecida academia com formações (sobre como criar um site, por exemplo) e do selo “Confio” em parceria com a Deco – Associação Portuguesa para a Defesa do Consumidor.” (Fonte: Jornal Económico).


A Entrevista

Entrevistamos Alexandre Nilo Fonseca, presidente da ACEPI, entidade promotora do Comércio Digital, que nos falou dos desafios que defrontaram e os resultados obtidos bem como das consequências que a pandemia da COVID 19 teve na realização do projeto.

De acordo com a experiência no âmbito deste projeto, qual tem sido a adesão das micro empresas e PME à entrada no mercado digital?

A adesão tem sido excelente e podemos dizer que esta iniciativa é um sucesso. Um bom exemplo disso, são os cerca de 50 testemunhos de vários empresários que foram divulgados – entre 2019 e 2020, na TSF. Nestes testemunhos, os comerciantes referem que graças ao Programa Comércio Digital da ACEPI - Associação da Economia Digital, alteraram a sua perspetiva sobre as plataformas digitais e passaram a considerar o modelo do comércio online como uma possibilidade real para os seus negócios.

Com esta iniciativa temos vindo a conseguir simplificar o acesso ao e-commerce. Uma realidade que antes era complicada e inatingível para a maioria das micro e das pequenas empresas portuguesas do setor do comércio e serviços. O Programa tem contribuído para desmitificar o conceito e ajudado os empresários a introduzirem ferramentas digitais e estratégias de marketing digital nos seus negócios em diferentes áreas de atividade.

O resultado para estes comerciantes tem sido muito positivo. Para este impacto contribuíram também as 51 sessões de informação do ‘Roadshow’, realizadas em todo o país, em paralelo com a implementação da “Academia Digital”, de acesso gratuito, e cuja procura foi fortemente impulsionada pela pandemia da Covid-19 e pela consequente necessidade acrescida de apostar no comércio digital. Para um negócio, ter uma presença digital é o primeiro passo para estar mais perto dos clientes e para atrair novos clientes, obter mais vendas e entrar em novos mercados. Desde o seu lançamento em 2019, o Programa do Comércio Digital capacitou 67 consultores digitais, 56 associações empresariais e comerciais e, através de uma Academia Digital, formou já mais de 500 empresários.
Quais foram os principais desafios com que se deparam no desenvolvimento do projeto?

O receio e o desconhecimento sobre a digitalização dos negócios e a entrada no comércio digital foram os principais desafios deste programa. Para muitas micro e pequenas empresas portuguesas, o comércio digital não era uma prioridade, desde logo pela ideia preconcebida por parte dos empresários sobre as dificuldades inerentes à adoção desta nova forma de fazer negócios. Daí que o nosso papel foi, inicialmente, esclarecer sobre o que é o comércio digital, quais as suas potencialidades e características e explicar quais os primeiros passos para digitalizar os respetivos negócios. Em simultâneo, o Programa facilitou o acesso às principais ferramentas de otimização do e-commerce, dotando as empresas do nível de autonomia necessário para prosseguirem estes projetos. Em função das necessidades e objetivos de cada negócio, o apoio do programa Comércio Digital estendeu-se às fases seguintes, com apoio externo e orientação para aplicação dos objetivos definidos pelas empresas.

Em todo este processo, a “Academia Digital”, uma plataforma de e-learning totalmente gratuita, com conteúdos formativos de capacitação para a economia digital, foi decisiva para romper com os receios dos empresários em darem o ‘salto digital’. Esta academia integra o programa Comércio Digital, disponibilizando conteúdos formativos e ferramentas online sobre marketing digital e negócios na internet, apoiando, de uma forma simples e direta, os empresários do comércio e serviços na digitalização do seu negócio, permitindo-lhes ganhar novos clientes e expandirem-se para novos mercados. A Academia Digital, até abril de 2020, já formou mais de meio milhar de empresários, com conhecimentos sobre a economia digital. Adicionalmente, e no esforço de necessidade de desmitificação dos receios que ainda envolvem o comércio digital, divulgámos, através de uma campanha de comunicação nos media generalistas portugueses, cerca de 50 testemunhos de comerciantes e empresários nacionais que digitalizaram os seus negócios, juntamente com 44 textos com conselhos e sugestões sobre os negócios online.

No entanto, a pandemia da Covid 19 lançou-nos novos desafios a todos. Tendo levado muitos pequenos comerciantes a perceber que têm de ter uma presença online e a ACEPI quer apoiá-los nesta jornada. A forma de o fazermos foi desenvolvendo um conjunto de iniciativas para a fase pós-Covid, no âmbito do Programa do Comércio Digital, que acabamos de lançar e com as quais pretendemos apoiar o comércio local a vencer os novos desafios lançados, colocando à disposição dos pequenos empresários locais do setor do comércio e serviços um relevante conjunto de ferramentas digitais, de acesso gratuito, que lhes permitirão iniciar as suas jornadas de transformação digital de forma prática, simples, rápida e eficiente, relançando os seus negócios no contexto do comércio online. A ACEPI está fortemente empenhada em apoiar o progresso da economia nacional. Acreditamos que este novo conjunto de iniciativas, vocacionadas para o desenvolvimento das competências digitais dos comerciantes, e que passa por reforçar a Academia Comércio Digital; por uma Campanha Especial de Adesão ao Selo Confio.pt; por Webinars semanais; por uma Linha Telefónica Gratuita de Apoio ao Comércio e Serviços - 800 100 236; e por uma nova Campanha Publicitária, representa um importante contributo nesse sentido.

De entre os resultados alcançados, há algum que gostariam de destacar?

Durante a pandemia da Covid-19, a “Academia Digital”, do programa Comércio Digital, assumiu um papel fulcral na vida das pessoas, principalmente na dos empresários, que subitamente se viram obrigados a alterar os seus hábitos, rotinas e formas de vender os seus produtos e/ou serviços. Com os conteúdos disponibilizados online pela “Academia Digital”, foi possível, durante o período de confinamento, formar estes empresários à distância, a partir de casa, com conceitos de marketing digital nos seus negócios. Deste modo, vimos o número de empresários registados na plataforma, bem como o número de cursos concluídos aumentar significativamente. De facto, estes números são animadores e demonstram claramente a curva ascendente do interesse dos nossos empresários no comércio digital. Por outro lado, o retorno que temos recebido dos formandos que frequentam o curso da “Academia Digital” é bastante positivo e isso confirma-nos que o nosso objetivo está a ser cumprido


O Apoio do COMPETE 2020
O projeto conta com o apoio do COMPETE 2020 no âmbito do Sistema de Apoio a Ações Coletivas, envolvendo um investimento elegível de 1,9 milhões de euros o que resultou num incentivo FEDER de cerca de 1,6 milhões de euros.

17/06/2020 , Por Miguel Freitas