Benchmarking: Melhores práticas de gestão empresarial

É este o título de um dos painéis da Conferência “COMPETE 2020 ao lado de quem cria valor”, onde empresas como a Cork Supply Portugal, a Gran Cruz Porto e a Mendes Gonçalves analisam o papel do Benchmarking como instrumento de apoio à melhoria do seu desempenho.

Antes de mais o que se entende por Benchmarking? A prática do Benchmarking consiste na pesquisa dos melhores métodos utilizados nos diferentes processos de negócio e funções empresariais, com especial ênfase naqueles cujo impacto, no desempenho, permite assegurar e sustentar vantagens competitivas. No Benchmarking a avaliação e comparação não representam um fim em si, mas um meio para apoiar o processo de melhoria, constituindo-se como uma forma de aprendizagem, dado que a procura de melhores práticas implica uma análise cuidada das diversas formas de implementação dos processos, das metodologias de trabalho e dos diferentes arranjos organizacionais.

O exercício termina com a análise de resultados, a definição de recomendações e a sua implementação.

Definido o conceito, fazemos a ponte para o 2.º painel de debate da Conferência “COMPETE 2020 ao lado de quem cria valor”, onde será discutido o papel, nas empresas, do Benchmarking, que não mais surgiu do que a necessidade de avaliar o desempenho das empresas de forma comparativa e sistemática, procurando identificar e atuar nos fatores de sucesso e de insucesso.

Aliás, num cenário de crescente competitividade, as empresas são cada vez mais confrontadas com a necessidade de ferramentas de gestão que lhes permitam diagnosticar os fatores críticos do negócio, com o objetivo de corrigir rotas e de fazer mais e melhor para o desenvolvimento da atividade.

O benchmarking existe para responder a esta necessidade, permitindo às empresas avaliar o seu desempenho - de forma comparativa e sistemática - procurando identificar e atuar nos fatores de sucesso e de insucesso.  São já muitas as empresas que procuram o Benchmarking como instrumento de apoio à melhoria do seu desempenho e no dia 7 de junho ficaremos a saber a sua aplicação nalgumas empresas nacionais de sucesso. 

Links

Jochen Michalski, Presidente do Grupo Cork Supply

Mendes Gonçalves - Paladin | Internacionalização

23/05/2016 , Por Cátia Silva Pinto
Portugal 2020
COMPETE 2020
FEEI
COMPETE 2020: ao lado de quem cria valor