Plataforma web reforçar presença de PME nos meios digitais

António Tadeu, Presidente da Direção do ITeCons, deu uma entrevista ao COMPETE 2020 onde explicou o âmbito e as iniciativas do projeto DreAM - DigitAl Management e a importância do apoio dos fundos comunitários.

 

Quais foram os principais desafios que se depararam no desenvolvimento do projeto?

O projeto DreAM – DigitAl Management pretende dotar as micro, pequenas e médias empresas de conhecimentos e ferramentas que permitam reforçar a presença destas nos meios digitais, acelerar a desmaterialização de processos e potenciar a utilização de modelos de gestão integrada.

As grandes empresas usufruem, em geral, de vantagens geográficas e tecnológicas, estando presentes nos meios digitais, enquanto que as empresas alvo, detêm pouca informação e formação relativa às TIC, e possuem escassos meios digitais e humanos para enveredarem pelo processo de digitalização.

Assim, os desafios centrais deste projeto prenderam-se com a sistematização de informação e a conceção e definição de meios que permitam auxiliar na digitalização das micro, pequenas e médias empresas, adaptando-se às circunstâncias existentes nesta tipologia de empresa. 

Este projeto responde, de forma estruturada, ao setor? 

O presente projeto tem como objetivo central potenciar coletivamente a competitividade de micro, pequenas e médias empresas que se dedicam ao fabrico ou comércio local de materiais e sistemas utilizados pelo setor da construção. Pretende-se, assim, auxiliar a transição para economia digital de empresas que compõem um tecido mais tradicional deste setor através da aplicação de conceitos e ferramentas adaptados à realidade encontrada.

A implementação do projeto tem envolvido ações de divulgação e disseminação e a criação de conteúdos com vista à transferência de conhecimento para as micro, pequenas e médias empresas. De destacar os diversos contactos com o tecido empresarial e outras entidades de diversas índoles, a identificação de boas práticas de digitalização e a disponibilização da ferramenta DreAM.

Importa, ainda, referir que os resultados deste projeto são replicáveis em setores de atividade económica que se estendem para além do setor alvo, cujos desafios semelhantes.

Nesta fase, em que enfrentamos a pandemia COVID 19, e em que o comércio digital tem uma importância crescente e até determinante para a sobrevivência das micro, pequenas e médias empresas, o projeto DreAM torna-se, ainda, mais relevante.

De entre os resultados alcançados, há algum que gostaria de destacar?

De todos os resultados do projeto DreAM, destaca-se a disponibilização de uma plataforma web através da qual as empresas beneficiárias podem aceder para criar gratuitamente um website empresarial (com uma montra de produtos e loja online) e respetivos módulos de gestão de Clientes, Fornecedores, Recursos Humanos e Documentos. De modo a reforçar o efeito da Ação Coletiva, está previsto que as empresas utilizadoras desta solução possam divulgar os seus produtos num Marketplace global, aumentando a probabilidade de visualização por um alargado número de potenciais clientes. O desenvolvimento desta solução assenta num fluxo simples, intuitivo e ajustado aos recursos e conhecimentos das empresas alvo.

Qual a mais valia do apoio do COMPETE 2020?

O projeto DreAM – DigitAl Management é cofinanciado pelo COMPETE 2020 no âmbito do SIAC – Sistema de Apoio às Acções Coletivas, com um investimento elegível de cerca de 295 mil euros, correspondendo a um incentivo FEDER de cerca de 250 mil euros.

O COMPETE 2020 prestou um apoio indispensável no decorrer do projeto, com especial destaque para os esforços investidos nas atividades de divulgação junto de PME e de outras entidades relevantes. 

 

18/06/2020 , Por Cátia Silva Pinto
Portugal 2020
COMPETE 2020
União Europeia