ITeCons fomenta a implementação de TIC em PME

Em declarações ao COMPETE 2020, António Tadeu, presidente do ITeCons comenta que o projeto DreAM | DigitAl Management  visa facilitar o acesso de empresas “dedicadas ao fabrico e comércio local de materiais e sistemas construtivos, à economia digital”, sendo “disponibilizada, gratuitamente, uma ferramenta informática online”.
 
 
1. Síntese
 
 
Em declarações ao COMPETE 2020, António Tadeu, presidente do ITeCons comenta que “pelos seus objetivos e características, o projeto DreAM afirma-se como facilitador do acesso de micro, pequenas e médias empresas, dedicadas ao fabrico e comércio local de materiais e sistemas construtivos, à economia digital. Para este efeito será disponibilizada, gratuitamente, uma ferramenta informática online. Este projeto apenas se tornou possível graças ao cofinanciamento do COMPETE 2020”.
 
 
Assim, através do projeto DreAM | DigitAl Management pretende-se conceber uma solução baseada em ambiente web que permita às micro, pequenas e médias empresas entrarem na economia digital e, ao mesmo tempo, acederem a ferramentas que permitam uma gestão integrada e a desmaterialização de processos. 
 
 
2. Sobre o projeto
 
Nas últimas duas décadas, tanto as TIC como a internet mudaram significativamente a maneira como as empresas processam e trocam dados com seus clientes e fornecedores. As grandes empresas assumiram a liderança neste processo de digitalização e desmaterialização de fluxos, reconhecendo rapidamente o potencial subjacente à implementação de sistemas de informação e gestão integrados capazes de suportar e potenciar operações técnicas, financeiras, comerciais, bem como apoiar a tomada de decisões. Com o avanço tecnológico, a maioria destas soluções tornou-se acessível a organizações de média dimensão. É já significativo o número de empresas de tamanho médio que utilizam as TIC com diversas finalidades. 
 
É necessário, no entanto, promover a rápida aceitação das TIC por empresas de menor dimensão, em particular pelas micro e pequenas empresas que se dedicam ao comércio local.
 
O objetivo central do projeto DreAM | DigitAl Management é a transferência de conhecimento e de ferramentas para empresas de micro, pequena e média dimensão dedicas ao fabrico e comércio local de materiais e sistemas construtivos, potenciando o reforço da sua presença nos meios digitais, a implementação de modelos de gestão integrada, a desmaterialização de processos, nomeadamente na relação com clientes e fornecedores, e a tomada de decisões informadas e atualizadas, nomeadamente em termos económicos e financeiros.
 
Pretende-se, neste contexto, conceber uma plataforma web através da qual as empresas beneficiárias possam aceder para criar gratuitamente um website empresarial (com loja online) e respetivos módulos de gestão. Os produtos apresentados na loja on-line poderão ser tornados visíveis num Marketplace global, potenciando a visibilidade dos produtos disponibilizados pelas empresas utilizadoras desta solução, reforçando a natureza coletiva do projeto. Servirá, ainda, de ferramenta privilegiada na identificação de oportunidades, necessidades e nichos de mercado.
 
Importa, para além disso, destacar a importância que a solução desenvolvida terá enquanto ferramenta prática na implementação de modelos de gestão que visem preparar as empresas para alguns dos requisitos da Certificação ISO 9001 e na aplicação de abordagens que permitam reforçar a dimensão coletiva e tirar partido do efeito escala.
 
 
3. Apoio do COMPETE 2020
 
O projeto “DreAM - DigitAl Management” é cofinanciado pelo COMPETE 2020 no âmbito do Sistema de Apoio a Acções Coletivas (SIAC) e envolveu um investimento elegível de cerca de 295 mil euros, correspondendo a um incentivo FEDER de cerca de 251 mil euros.
 
 
4. Mais informação 
 
>Site do projeto DreAM | DigitAl Management 
 

11/04/2019 , Por Cátia Silva Pinto
Portugal 2020
COMPETE 2020
União Europeia