PAT.TECH - Potenciar, Aproximar e Transferir Tecnologia e Conhecimento Cientifico

O Projeto

O PAT TECH é uma colaboração entre a Instituto Politécnico de Viana do Castelo e o Citin-Centro de Interface Tecnológico Industrial que consiste na realização de atividades que agilizem a transferência de Tecnologia e Conhecimento Científico para as empresas.

O plano de ação deste projeto apresenta duas realidades no que concerne aos objetivos estratégicos que são o aumento da valorização económica do conhecimento científico e tecnológico desenvolvido por ambas as entidades, ao nível interno e externo.

Ao nível interno das entidades pretende-se reforçar o posicionamento ao nível nacional como ENESII de referências nos domínios de investigação que cada um dos promotores atua, e assim afirmar-se como um parceiro eleito no que concerne ao desenvolvimento de conhecimento científico e de tecnologia transferido para as empresas. Este reforço de posicionamento permitirá consolidar e renovar as relações de parceria existentes, bem como estabelecer novas relações de parcerias provenientes do impacto que o projeto pretende atingir.

Por outro lado, ao nível externo o objetivo prende-se com a prossecução de incrementar a competitividade e a criação de valor para o tecido empresarial por via da adoção de inovação que se traduzem em melhorias significativas no processo produtivo ou na produção de novos produtos.

O objetivo central do projeto é a concretização efetiva de transferência de conhecimento e tecnologia para o mercado partindo da premissa que os veículos de comunicação utilizados não são eficientes nem eficazes a promover a adoção de Investigação & Desenvolvimento nas empresas.

Com base nos projetos previamente identificados pelas entidades promotoras foi proposto a criação de ferramentas e instrumentos de comunicação com a finalidade de proporcionar a disseminação e divulgação de tecnologia e conhecimento cientifico através dos mesmos tendo como de destinatários finais as empresas e demais entidades de interesse estratégico.

Apresentação do PAT.Tech

Foi apresentado, na tarde de 11 de janeiro, o PAT.tech, o novo modelo de transferência de conhecimento do Instituto Politécnico de Viana do Castelo para o tecido económico, social e industrial, desenvolvido no âmbito do projeto com o mesmo nome, cofinanciado pelo COMPETE 2020. O Instituto Politécnico de Viana do Castelo assume-se, desta forma, como um dos principais impulsionadores para a criação de um ecossistema visando a inovação e o desenvolvimento tecnológico do Alto Minho.

“Potenciar, Aproximar e Transferir Tecnologia e Conhecimento Científico” entre a academia e o tecido económico, social e industrial, é esta a premissa que fundamenta o surgimento do PAT.Tech, projeto cofinanciado pelo COMPETE 2020, que nasce de uma colaboração entre o Politécnico de Viana do Castelo e o CiTin – Centro de Interface Tecnológico Industrial, recentemente reconhecido pelo Ministério da Economia como Centro de Tecnologia e Inovação, único em toda a região do Alto Minho.

A sessão de apresentação contou com intervenções do presidente do Politécnico de Viana do Castelo, Carlos Rodrigues, do diretor-geral do CiTin, Sérgio Ivan Lopes, e do presidente da Câmara Municipal de Viana do Castelo, Luís Nobre.

Diante de um auditório com perto de duas centenas de pessoas, entre investigadores, docentes, estudantes e empresários, o presidente do Politécnico de Viana do Castelo, Carlos Rodrigues, defendeu que “o IPVC, pela sua especificidade com enfoque na produção de conhecimento, tem um papel e uma responsabilidade especiais na produção de um ecossistema capaz de criar investigação e inovação, que responda às necessidades, em especial, do Alto Minho, com vista aos objetivos últimos de desenvolvimento da região e de produção de riqueza”.

A sessão contou, ainda, com intervenções da coordenadora do B.ACIS – Centro de Inovação em Saúde da Escola de Medicina da Universidade do Minho, Marta Catarino, de Miguel Taborda, da Deloitte, e de Eduardo Bacelar Pinto, da ANI – Agência Nacional de Inovação.

O Apoio do COMPETE 2020

O projeto é promovido pelo Instituto Politécnico de Viana do Castelo em copromoção com a Associação CITIN e conta com o apoio do COMPETE 2020 no âmbito do Sistema de Apoio a Ações Coletivas (Transferência de Conhecimento Científico e Tecnológico), envolvendo um investimento elegível de 597 mil euros o que resultou num incentivo FEDER de cerca de 508 mil euros.

 

Links

IPVC - Website

Associação CITIN - Website

10/01/2023 , Por Miguel Freitas
Portugal 2020
COMPETE 2020
Europa