PetraMAX

Enquadramento

A PETRATEX CONFECÇÕES, S.A. assume-se como uma organização hibrida entre moda, desporto e a alta tecnologia produzindo e confecionando vestuário e cuja atividade se encontra estruturada em 3 SEGMENTOS principais:

  1. PETRA FASHION: A Petratex desenvolve a sua atividade para o Prêt-a-porter, produtos premium, acessórios e marroquinaria;
  2. PETRA SPORT: desenvolve e produz produtos para desportos como a natação, atletismo, triatlo, equitação, ski e yoga;
  3. HIGH-TECH: confeção de artigos para o sector da saúde e exploração espacial.

A estratégia da PETRATEX passa assim por uma crescente aposta na inovação dos processos de fabrico e de organização da empresa, bem como no desenvolvimento de novos produtos que incorporem novos materiais, tecnologias ou funcionalidades. A apresentação de uma excelente qualidade e a capacidade de desenvolvimento interno de forma a ir ao encontro das necessidades dos clientes são fatores que tornam a PETRATEX uma referência no mercado, ultrapassando a concorrência.

O Projeto

O projeto PetraMAX está inserido na estratégia de crescimento da PETRATEX através de uma aposta sustentada no reforço das suas capacidades de inovação, organização, produção e pela introdução de novas tecnologias e métodos inovadores nos processos de forma a aumentar a presença internacional dos seus produtos para os mercados moda, desporto e high-tech.

Os investimentos a realizar no âmbito do presente projeto permitirão assim à PETRATEX a prossecução dos seus objetivos estratégicos, potenciando o desenvolvimento das suas vantagens competitivas e minimizando constrangimentos atuais. Para crescer nos mercados identificados, demonstra-se fundamental promover uma estratégia baseada na diferenciação, na aposta clara na investigação, desenvolvimento e inovação de processos e produtos inovadores e de elevado valor acrescentado bem como no aumento da capacidade de resposta da empresa e preparar assim a PETRATEX para competir no mercado global.

A PETRATEX decidiu levar a cabo o projeto PetraMAX uma vez que se deparou com sérias limitações ao nível dos processos tradicionais de estampagem.

As relações de estreita colaboração com os clientes revelaram necessidades não satisfeitas ao nível da estampagem e sublimação. Tendo procurado exaustivamente, a PETRATEX não encontrou no mercado esta vertente/oferta de estampado digital e sublimação, quer na parte de disponibilidade dos serviços, quer na abertura dos players desta área para investirem nas áreas de desenvolvimento e pesquisa destes processos. Assim, a Petratex optou por desenvolver estas competências internamente para poder continuar a inovar os seus produtos, tentando assim garantir a continuidade do seu negócio e o caráter de inovação que o carateriza. Por conseguinte, estas novas soluções irão trazer uma importante vantagem competitiva à empresa em produtos de elevado valor acrescentado.

Neste contexto, a PETRATEX, prosseguindo a sua estratégia de diferenciação e valorização, sentiu necessidade de adotar tecnologias de vanguarda, nomeadamente na estampagem digital, de forma a produzir produtos inovadores e dar resposta às necessidades mais atuais dos mercados.

Sendo que apenas 5% dos players mundiais estão preparados para dar resposta aos novos desafios da estampagem digital, a PETRATEX irá ter claramente uma vantagem competitiva muito significativa.

Assim, os investimentos previstos no projeto visam promover o aumento do volume de negócios da PETRATEX resultante da criação de valor acrescentado, reforçando fatores intangíveis dependentes do conhecimento, design, moda, tecnologias e conhecimento.

A preservação do ambiente é uma das maiores preocupações da PETRATEX. A política ambiental da PETRATEX aplica-se a todas as operações e processos industriais da empresa que consomem recursos e têm o potencial de gerar resíduos. Por conseguinte, vão ser realizados investimentos no sentido de minimizar os efeitos ambientais do fabrico dos novos produtos.

Os investimentos a realizar visam a introdução na empresa de novas técnicas e equipamentos produtivos que constituem uma mudança face à atual realidade da empresa. Pretende-se investir na aquisição de um conjunto de tecnologias de estampagem e sublimação inovadoras que prepararão a empresa para o crescimento no mercado global. Para além de se tratar de tecnologia de ponta, e como tal muito recente no setor têxtil, estes equipamentos permitirão a criação de produtos inovadores e diferenciados com maior valor acrescentado. O novo software de gestão da produção integra também ele uma inovação na empresa, uma vez que permitirá a implementação de um sistema de apoio à gestão dos processos produtivos, otimizando a prossecução das atividades e uma monitorização mais efetiva dos diferentes indicadores de produção.

A PETRATEX definiu como fatores críticos para o seu sucesso a internacionalização, a inovação, equipa, qualidade e serviço, estando a sua estratégia de crescimento orientada à maximização dos mesmos.

Apoio

O projeto conta com o apoio do COMPETE 2020 no âmbito do Sistema de Incentivos à Inovação, envolvendo um investimento elegível FEDER de cerca de 3 milhões de euros o que resultou num incentivo FEDER de 1,3 milhões de euros.

06/10/2017 , Por Miguel Freitas