Bugs@Pets - Desenvolvimento de novos ingredientes de insectos para incorporação em rações para petfood

Enquadramento

O crescimento da população mundial aumentou a procura por alimentos, principalmente por fontes de proteína de origem animal, estando na atualidade de I&D a procura de novas abordagens para a produção de novas fontes proteicas, para evitar mais perdas de biodiversidade e degradação ambiental. Um conceito que está a ganhar atenção crescente é a produção de insetos para consumo em massa. As principais razões pelas quais a produção em massa de insetos está a ter uma posição de destaque de investigação é o elevado valor nutricional dos insetos (alto teor em proteínas e lípidos) e a sua eficiência de conversão da matéria orgânica dos alimentos em proteína corporal. No entanto, o foco da, ainda, pouca investigação realizada sobre os efeitos da inclusão de insetos na alimentação animal tem-se centrado na composição e desempenho, em particular na aquacultura, sendo praticamente inexistentes os estudos no desenvolvimento de ingredientes de alto valor a partir de insetos e, em particular, dirigidos ao petfood.

Os insetos constituem fontes valiosas de proteína com enorme potencial para a produção de péptidos bioativos. Além disso, os insetos possuem na sua composição elevado teor em lípidos insaturados com potenciais benefícios na saúde, em particular na doença cardiovascular. Dessa forma, os insetos, além da sua capacidade como alimento nutritivo, podem originar ingredientes que promovam benefícios à saúde, proporcionando o benefício do controlo de doenças cardiovasculares nos animais de companhia, que poderão posteriormente ser expandidos a outros animais e humanos.

O Projeto

Em declarações ao COMPETE 2020, André Almeida, Director de I&D e Novos Negócios do Grupo ETSA e responsável pelo Bugs@Pets, falou do projeto e da importância dos Fundos Europeus:

André Almeida | Diretor de I&D
e Novos Negócios do Grupo ETSA
 

“O projecto Bugs@Pets, financiado pelo COMPETE 2020, visa o desenvolvimento de novos ingredientes à base de insectos para incorporação em alimentos compostos completos para petfood. Como é do conhecimento geral, os animais de companhia têm vindo a ocupar uma posição cada vez mais relevante na vida das pessoas, estando estes a humanizar o seu afecto para com os animais. Neste sentido, a preocupação que as pessoas têm com a alimentação do seu animal de companhia é enorme, o que levou a um crescimento exponencial do consumo de petfood. Acrescendo a este facto, a preocupação pelo bem-estar do animal de companhia ultrapassou o domínio da alimentação e criou um conceito relativamente recente denominado de petcare.

O presente projecto pretende estudar e desenvolver novas fontes de proteínas e gorduras a partir de insectos, recorrendo a tecnologias de hidrólise, com o objectivo de desenvolver ingredientes completos e robustos para rações. Estes ingredientes deverão contribuir para uma melhoria da nutrição e da saúde do animal de companhia.

Existe um foco particular no desenvolvimento de péptidos com efeitos na prevenção e controlo da hipertensão animal, com potenciação da palatibilidade do produto e na protecção da oxidação dos lípidos insaturados pela actividade antioxidante dos péptidos produzidos. Para atingir este objectivo, as empresas ITS e SEBOL, parte do Grupo ETSA e com longa actividade comercial na área dos ingredientes para petfood, juntaram-se com a Universidade Católica Portuguesa e o Instituto de Ciências Biomédicas de Abel Salazar da Universidade do Porto, parceiros com ampla experiência no tema.

O financiamento do presente projecto por parte do COMPETE 2020 apresentou-se como fundamental para que as várias entidades pudessem juntar e alinhar os seus esforços no arranque das várias linhas de trabalho, para desenvolver os ingredientes após reforço das suas equipas e com equipamentos adequados, realizar os ensaios animais e entregar ao mercado os novos produtos desenvolvidos. A empresa ITS lidera este projecto que teve arranque em Janeiro de 2021 e que se encontra na sua recta final com o desenrolar dos ensaios animais.”

O Apoio do COMPETE 2020

Trata-se de um projeto promovido pela ITS – Indústria Transformadora de Subprodutos em copromoção com a SEBOL – Comércio e Indústria de Sebo, a Universidade Católica Portuguesa e o Instituto de Ciências Biomédicas de Abel Salazar da Universidade do Porto e conta com o apoio do COMPETE 2020 no âmbito do Sistema de Incentivos à Investigação e Desenvolvimento Tecnológico em Copromoção, envolvendo um investimento elegível de um milhão de euros o que resultou num incentivo FEDER de cerca de 647 mil euros.

14/03/2023 , Por Miguel Freitas
Portugal 2020
COMPETE 2020
Europa